Cinco jogadores brasileiros foram relacionados neste sábado (25) em jogos na Europa, sendo dois deles na Polônia e um na Itália e Turquia. Convocados para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, o ponteiro Leal, do Ankara Halkbank, clube turco, e o líbero Thales, do Bogdanka Lublin, time polonês, deixaram a quadra vitoriosos. Já o central Flávio, do Trentino, equipe italiana, terminou a partida eliminado na semifinal da Copa Itália. Além deles, o oposto Chizoba foi derrotado na Liga Polonesa e o jovem central Davi Tenório, que integra o elenco do Civitanova, se tornou finalista ao despachar o Trentino, time de seu compatriota.
- Fluminense x Osasco – Superliga: saiba onde assistir ao vivo
- Léo Vieira e Luciano levam virada e perdem o bronze no Sula
- Pedro Boscardin e Orlando Luz avançam em quali de Piracicaba
- Sesc Flamengo ganha do Pinheiros e dorme no G4 da Superliga
- Brasil termina em quarto lugar na Copa América de Lake Placid
Leal efetivo na pontuação
O primeiro atleta brasileiro vencedor neste sábado foi Leal. O ponteiro foi titular nos três sets da vitória do Ankara Halkbank pela Liga Turca diante do Galatasaray, parciais de 25/21, 25/22 e 25/21. Com 13 pontos anotados, o jogador da seleção brasileira nas edições olímpicas de Tóquio-2020 e Paris-2024 foi o segundo maior pontuador do time e o terceiro do confronto. Entre seus companheiros, ele só ficou atrás do ponta holandês Dick Kooy, que fez 14. O líder em acertos no duelo veste a camisa do time derrotado. O oposto francês Jean Patry fechou sua participação com 16 bolas no chão.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Leal contribuiu com sua equipe com 12 acertos em ações ofensivas e um de bloqueio. A partida foi um confronto direto e o Halkbank ultrapassou o Galatasaray na tabela. Os dois trocaram de posição, com o time de Leal assumindo a vice-liderança da Liga Turca, com 37 pontos em 16 partidas e o rival caindo para terceiro, com 36 em 17 jogos. O líder do principal campeonato nacional da Turquia é o Zíraat Bankkart, que soma 46 pontos em 17 confrontos. Leal chegou ao clube turco recentemente após ter seu contrato rescindido pelo time russo Lokomotiv Novosibirsk.
Thales vitorioso na Polônia
Já na Liga Polonesa, Thales mostrou bom desempenho em quadra nos fundamentos que precisa executar. Alvo de 24 saques do oponente, o líbero não cometeu nenhum erros e entregou 67% de passes positivos e 38% perfeitos. No sistema defensivo, o jogador foi que mais recuperou bolas de todos os atletas que estiveram em quadra. Ele realizou dez defesas e liderou nesse quesito. O Bogdanka Lublin venceu em casa o GKS Katowice, por 3 a 1, parciais de 27/25, 25/15, 22/25 e 25/22. O resultado mantém o time do defensor na quarta posição, com 46 pontos.
Se Thales se destacou na defesa, na parte ofensiva o principal nome da partida foi o ponteiro polonês Mikołaj Sawicki. Ele marcou 26 pontos e liderou com folga como maior pontuador. O jogador foi tão superior aos demais que foi eleito o craque do jogo. Ainda na Liga Polonesa, o Cuprum Gorzów, do oposto Chizoba, tomou de 3 a 0 como visitante do líder da competição, o Jastrzebski, parciais de 25/21, 25/17 e 25/18. O primeiro colocado do campeonato tem como técnico o argentino Marcelo Mendez, ex-Sada Cruzeiro. E a comissão técnica conta também com o assistente brasileiro Henrique Furtado.
Apesar do revés, Chizoba teve desempenho satisfatório na pontuação, sendo o único do time a atingir dois dígitos. Ele deixou a quadra com 12 pontos, divididos em 11 ofensivamente e um bloqueando. O resultado adverso mantém o time do oposto brasileiro na 12ª posição da Liga Polonesa, com 27 pontos, fora dos oito times que se classificam aos playoffs. A equipe de Marcelo Mendez e Henrique Furtado lidera o campeonato com 57 pontos, campanha de 18 vitórias em 22 jogos. O ponta francês Timothée Carle foi o primeiro colocado em acertos do jogo com 16.
Eliminação na Itália
O sábado (25) foi de jogos decisivos pela Copa Itália. As duas partidas pela fase de semifinal do Final Four aconteceram em Bolonha, na Unipol Arena, e em uma delas com a participação de dois brasileiros. Titular do Trentino nos cinco sets realizados, Flávio foi o segundo maior pontuador do time com 15 acertos, mesma pontuação do ponteiro italiano Michieletto. O líder em acertos do time do central da seleção brasileira foi o ponta italiano Daniele Lavia, com 16. O Trentino perdeu para o Lube Civitanova com parciais de 24/26, 26/24, 25/14, 22/25 e 15/13.
Três jogadores foram os protagonistas da classificação do Civitanova: Adis Lagumdzija (oposto),
Eric Loeppky (ponteiro) e Mattia Bottolo (ponteiro). Os dois primeiros terminaram o duelo como maiores pontuadores, ambos com 18 pontos. O primeiro deles, o atacante turco, marcou 16 ofensivamente e dois em aces. Já o ponta canadense fez 17 em ações de ataque e um bloqueando. Para concluir, o terceiro da lista, o atleta italiano, contribuiu com 14 acertos atacando e dois em tocos. O Civitanova conta com o jovem brasileiro Davi Tenorio, que foi relacionado, mas não entrou.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Assim como o Trentino, segundo colocado da Liga Italiana, o Perugia, líder da principal competição da Itália, também foi eliminado na semifinal da Copa Itália. O time do levantador Simone Giannelli, titular da seleção italiana, perdeu para o Verona, quinto do campeonato, por 3 sets a 2, parciais de 22/25, 26/28, 25/14, 25/19 e 15/12. Os atletas que fizeram a diferença para o elenco vitorioso foram o oposto Noumory Keita, de Mali, com 30 pontos marcados, e o ponteiro esloveno Rok Možič, com 28.
Você deve estar logado para postar uma comentário Login