8 5
Siga o OTD

Vôlei

Pinheiros surpreende Osasco e deixa zona de queda da Superliga

Apesar do cenário adverso, o Pinheiros não se intimidou e surpreendeu o Osasco pela Superliga, fora de casa, por 3 sets a 1, deixando a zona de rebaixamento. Carol Grossi foi a MVP da partida e líder em pontos, com 20

Pinheiros Osasco Superliga Carol Grossi
Pinheiros surpreendeu o favorito Osasco em pleno ginásio José Liberatti (Foto: @osascovoleibolclube-@carol_fotografia)

Osasco São Cristóvão Saúde e Pinheiros iniciaram a terceira rodada da Superliga 2024/25, respectivamente, na segunda e penúltima colocações. Antes da partida, o favoritismo das osasquenses era ainda maior, já que atuariam em casa, no ginásio José Liberatti. Apesar de todo esse cenário adverso, o clube pinheirense não se intimidou e surpreendeu o time mais cotado. A vitória por 3 sets a 1, parciais de 26/24, 15/25, 25/18 e 25/22, fez as comandadas do técnico Duda Nunes deixarem a zona de rebaixamento da competição, saindo da 11ª para a décima posição, com 11 pontos.

O placar favorável faz o Pinheiros superar o Flor de Ypê Paulistano Barueri na tabela da Superliga. Agora, o clube Azul e Preto está com um ponto a mais as comandadas do técnico Wagão. Ao mesmo tempo que saí da zona de descenso, o time pinheirense passa a entrar na briga por vaga nos playoffs, já que Unilife Maringá, nono colocado, e Brasília Vôlei, oitavo, estão com 12 pontos, um a mais que as comandadas de Duda Nunes. Do outro lado, o Osasco, que iniciou a rodada em segunda, acabou caindo para quarto lugar, permanecendo com 32 pontos, um a menos que o vice-líder Gerdau Minas e o terceiro Sesi Bauru.

Destaques da partida

Duas jogadoras, de lados opostas, mas da mesma posição, terminaram a partida como maiores pontuadoras. As ponteiras Carol Grossi, do Pinheiros, e Natália, do Osasco, terminaram a partida com 20 pontos. A jogadora pinheirense, inclusive, foi eleita a melhor atleta da partida e conquistou o troféu VivaVôlei. Todos os pontos da atacante do time visitante foram em ações ofensivas. Ela recebeu 34 bolas e colocou 20 no chão, aproveitamento de 50%. Já a ponta das donas da casa marcou 19 atacando e um bloqueando. Ela foi acionada 32 vezes e fechou o jogo com 53% de eficiência.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Do lado vitorioso mais duas jogadoras alcançaram dois dígitos e ambas atacantes de extremidade. A ponteira Talia marcou 16 e a oposta Fran Richter ajudou com 15. Já pelo lado derrotado, a oposta Tifanny anotou 19 e a central Valquíria colocou 17 bolas no chão. Apesar de errar mais (21 a 15), o Pinheiros falhou mais por ser mais corajoso e agressivo. Isso fez as atletas dirigidas por Duda Nunes pontuarem mais em ataques (66 a 61) e em bloqueios (9 a 4). Carol Grossi foi quem mais pontuou ofensivamente, com 20. Já a central Luana ficou em primeiro em tocos, com quatro dos nove.

Ataques deixam jogo no 1 a 1

Saques e ações ofensivas foram determinantes para o Pinheiros abrir 1 a 0 diante do Osasco. Mesmo perdendo em aces (1 a 0), o time pinheirense sacou bem melhor que as mandantes, quebrando bastante a recepção. O serviço mais efetivo proporcionou às visitantes mais chances de contra-ataque e elas foram certeiras, com sete pontos de distância: 19 a 12. As ponteiras Carol Grossi e Talia brilharam na parcial inicial. A primeira liderou com sete pontos. Já a segundo apareceu na sequência, com seis. No Osasco, a central Valquíria e a oposta Tifanny tiveram quatro acertos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Ao contrário do primeiro set, no segundo o Osasco dominou em ações ofensivas. As mandantes fizeram seis pontos de vantagem: 19 a 13. Além dos ataques, as osasquenses tiveram o controle das ações por causa da evolução do sistema defensivo, com sete defesas a mais: 12 a 5. O principal nome nas bolas recuperadas foi a levantadora Giovana, com quatro. No aspecto ofensivo, Natália e Valquíria colocaram seis bolas no chão. Somando todos os fundamentos, Natália ficou em primeiro, com sete, seguida por Valquíria e Tifanny, ambas com seis.

Pinheiros assume comando do jogo

Sem se abalar com largo revés na parcial anterior, o Pinheiros voltou ainda mais forte e retomou a agressividade que funcionou no primeiro set. As visitantes ganharam em ataques (14 a 12), com destaque para a oposta Fran Richter, com a metade: sete. Porém, os bloqueios fizeram ainda mais a diferença, com cinco tocos contra um. As duas principais atletas com acertos no paredão foram a central Luana e a ponteira Talia, ambas com dois. Fran Richter liderou a parcial com sete bolas no chão, uma a mais que Tifanny, com seis.

Osasco voltou ao quarto set com mesmo problema do terceiro: dificuldades no bloqueio. O paredão osasquense não fez nada, não encontrou as atacantes do Pinheiros. Dos 25 pontos, o time pinheirense marcou 21 atacando, dois a mais que as mandantes. Carol Grossi deu show ofensivo, com oito bolas no chão, mesmo número de Natália. Porém, a ponteira pinheirense contou com ajuda. Já a osasquense jogou sozinha. As comandadas de Duda Nunes também defenderam melhor, com 13 a 10 em defesas, destaque para a líbero Jú Perdigão, líder com três. Carol Grossi e Natália lideraram pontuação, ambas com oito.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Vôlei