Os torcedores que estiveram na Arena UniBH nesta quarta-feira (15) presenciaram um espetáculo do vôlei brasileiro no duelo entre Itambé Minas e Sada Cruzeiro pela Superliga masculina 2024/25. No jogo entre os dois melhores times da competição, o vencedor saiu apenas no quinto set depois de diversas reviravoltas. Mesmo fora de casa, mas com apoio de sua torcida, a equipe cruzeirense saiu na frente e tomou a virada, porém, encontrou forças para reagir e reassumir a dianteira para fechar em 3 a 2, parciais de 26/24, 23/25, 18/25, 25/16 e 15/12. Após três hora, o ponteiro Douglas Souza ganhou como MVP.
- Bia Haddad Maia vence irmã de Andreeva e avança no AusOpen
- Brasil vai com três surfistas para as oitavas do Mundial Júnior
- Sada Cruzeiro vence Minas em show entre melhores da Superliga
- Yago Santos e Bruno Caboclo têm dia de derrotas na Europa
- Red Bull Bragantino avança na Copinha com chuva de gols
O jogo aconteceu em Belo Horizonte e, antes do início dele, o visitante Sada Cruzeiro liderava a Superliga com 32 pontos contra 29 do mandante Minas, segundo colocado. Em casa, o clube minastenista tinha a chance de se igualar na pontuação e pressionar o rival mineiro, que seguiria na ponta da tabela, mas só pelos critérios de desempate. Após fazer 2 a 1, os comandados de Guilherme Novaes vislumbraram isso, porém, fizeram uma quarta parcial bem abaixo, simplesmente deixaram de jogar e diante do time cruzeirense esse tipo de vacilo acaba se tornando imperdoável.
Com 22 pontos, Douglas Souza foi, além de eleito craque do jogo, o maior pontuador da partida. Ele fez 20 em ações de ataque e mais dois em bloqueios. Apesar de oscilar, o oposto Wallace foi o segundo em acertos do Sada Cruzeiro, com 16, seguido pelo central Otávio, 13. Do lado do Minas, o primeiro na pontuação foi o jovem oposto Samuel, que colocou 19 bolas no chão. Além dele, mais três atletas alcançaram dois dígitos em pontos, sendo eles o ponteiro William Doardo, 14, o central Isac, 13, e o ponteiro Arthur Bento, 11.
Qualidades coletivas
O confronto foi bastante equilibrado em sua maior parte e em vários momentos sendo decididos nos detalhes. Os números mostram que em quase a totalidade dos aspectos do jogo os resultados foram parelhos. No entanto, o Sada Cruzeiro conseguiu boa liderança em um deles e isso acabou sendo determinante para o placar. Foram dez pontos a mais em ações ofensivas (60 a 50), principalmente com maior eficiência nos contra-ataques.
E Douglas Souza foi crucial atacando, liderando o jogo em acertos ofensivos com 20, dois a mais que o jovem Samuel, revelação do Minas. No bloqueio, os principais nomes foram Isac e Otávio, ambos com cinco tocos. Em pontos, os minastenistas foram melhores (12 a 8), mas, os cruzeirenses também foram bem no fundamento com 22 amortecidas que proporcionaram contra-ataques. Os mandantes marcaram seis aces contra três e o principal momento disso foi no segundo e terceiro sets, com Arthur Bento.
Os times comandados por Guilherme Novaes e Filipe Ferraz cometeram número de erros bem próximos. E as defesas também funcionaram de maneira similar, com destaque individual para o líbero Maique, do Minas, com 13 bolas recuperadas das 27 do time. O Sada Cruzeiro recuperou 26, sendo oito do defensor Alê Elias. Nas falhas, os mandantes vacilaram bem mais nos ataques, com três erros a mais (13 a 10). Já os visitante tiverem mais problemas na recepção, com seis erros contra três.
Classificação da Superliga
Antes do clássico mineiro entre Sada Cruzeiro e Minas, o Vôlei Renata entrou em quadra e recuperou a terceira posição, chegando aos 27 pontos. Com a derrota na Superliga, o clube minastenista saltou de 29 para 30 pontos e agora passa a ser ameaçado na pontuação pelo time campineiro. Porém, na atuação, os atletas dirigidos por Guilherme Novaes estão bem acima da equipe paulista. Já os comandados de Filipe Ferraz chegaram aos 34, ampliando a distância para o vice-líder de três para quatro pontos. No primeiro turno, em Contagem, o Sada Cruzeiro também havia vencido o Minas por 3 a 2.
Douglas e Otávio decisivos
O Sada Cruzeiro iniciou o jogo em vantagem marcando sete pontos a mais em ações de ataque: 16 a 9. E os destaques neste fundamento foram Wallace e Douglas Souza, ambos com cinco. O time celeste ficou o set inteiro na frente, mas o Minas reagiu com Isac no saque, chegando a empatar em 24 a 24. Porém, o oposto foi lá e decidiu em contra-ataque: 26 a 24. No somatório total, Wallace fez seis e Douglas Souza marcou sete. Do lado do Minas, Samuel e Isac marcaram cinco
Assim como no primeiro set, o Sada Cruzeiro foi melhor no ataque, porém, caiu bastante no bloqueio e entregou 12 pontos de graça, em erros, sendo cinco em ataques e seis no saque. O Minas, além de mais sólido, foi superior no bloqueio, com destaque para Isac, que fez dois dos três. Douglas Souza liderou com cinco acertos. Os visitantes sentiram o baque e despencaram de nível no terceiro set. Nada funcionou. Já nos mandantes levaram a melhor em tudo e o bloqueio foi bem eficiente coletivamente. William Doardo liderou com sete pontos e Samuel foi o segundo, com cinco.
O Minas não foi capaz de seguir o alto nível ou relaxou porque achou que o Sada Cruzeiro estava nocauteado? A resposta é difícil, mas o fato é que o clube minastenista se desconcentrou e deixou o cruzeirense voltar a acreditar no jogo. Lógico que os visitantes melhoraram e tiveram méritos no 2 a 2, mas o Minas cometeu dez erros, sendo seis de saque e três em ataques: 25 a 16. O quinto set retomou o equilíbrio, mas os comandados de Filipe Ferraz foram melhores no bloqueio e o protagonista nos tocos foi Otávio, com dois. Ele e Douglas Souza brilharam na parcial com três bolas no chão.
Você deve estar logado para postar uma comentário Login