O Itambé Minas conquistou o resultado mais expressivo de sua história. Neste domingo (10), a equipe mineira jogou a final do Campeonato Mundial de Clubes de vôlei masculino pela primeira vez. Enfrentando o gigante europeu Perugia, da Itália, os brasileiros acabaram superados por 3 sets a 0 (25/13, 25/21 e 25/19) e terminaram com o vice-campeonato.
+Tabela do Mundial de clubes de vôlei masculino 2023
Confirmando o amplo favoritismo, o Perugia encerrou a competição sem perder nenhum set. O elenco recheado de estrelas tem o levantador Simone Giannelli e central brasileiro Flávio. Além disso, o time ainda conta com os atacantes da seleção polonesa Wilfredo Leon e Kamil Semeniuk, e o cubano Jesús Herrera.
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
- Sesi Franca domina e vence São Paulo no Pedrocão
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
Na decisão deste domingo, o clube italiano não deu chance ao Minas e conquistou o bicampeonato. O ritmo forte no saque deu a tônica da partida. O Minas sentiu a pressão, mas até conseguiu equilibrar e abrir vantagem no segundo set. Contudo, sofreu a virada e os rivais fizeram 2 a 0. Na última parcial, as coisas voltaram a ficar difíceis para os brasileiros e a partida acabou em sets diretos.
Brasil no pódio em 4 edições seguidas
Com o resultado deste domingo, o Brasil se manteve presente o pódio das últimas quatro edições do Campeonato Mundial de Clubes de vôlei masculino. Em 2019, o Sada Cruzeiro ficou com a vice, mas conquistou o título em 2021. No ano passado, faturou o terceiro lugar vencendo o próprio Minas. Vale destacar que em 2020 o torneio não aconteceu por conta da pandemia da COVID-19. No total, em 18 mundiais, o país subiu no pódios oito vezes, com quatro títulos, dois vices e dois terceiros lugares.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
A campanha do Minas
No sábado (9), os comandados de Guilherme Novais venceram uma verdadeira batalha contra o Suntory Sunbirds, do Japão, pela semifinal do torneio. A partida teve cinco sets de altos e baixos com parciais de 22/25, 25/22, 28/30, 25/20 e 17/15.
Ainda na primeira fase, na quinta-feira (7), o Perugia Volley venceu o Minas por 3 sets a 0 (25/18, 26/24 e 25/22). Anteriormente, o Minas havia estreado com vitórias em sets diretos contra o Ahmedabad Defenders, da Índia. As parciais foram enfim de 25-22, 25-23 e 25-19.
O Sada Cruzeiro também participou do torneio na Índia, mas foi eliminado ainda na fase de grupos. Após uma vitória por 3 a 2 sobre o Suntory Sunbirds, o Sada Cruzeiro caiu por 3 a 0 para o Halkbank, da Turquia e portanto não passou para a semifinal.