Siga o OTD

Vela

Henrique e Isabel sobem seis posições no Princesa Sofía

Dupla brasileira consegue top-5 na abertura da flotilha de ouro e sobe para o 23º lugar na 470 do Troféu Princesa Sofía

Henrique Haddad e Isabel Swan em ação no Troféu Princesa Sofía de vela
(Foto: Sailing Energy/Princesa Sofía Mallorca)

Henrique Haddad e Isabel Swan tiveram um bom início de flotilha de ouro na classe 470 do Troféu Princesa Sofía de vela, em Palma de Mallorca, na Espanha, nesta quinta-feira (04). Eles ficaram em quinto lugar na única regata do dia e subiram seis posições na classificação geral, atingindo o 23º posto, com 71 pontos perdidos. Por outro lado, os demais brasileiros não tiveram um bom dia. Martine Grael/Kahena Kunze despencou na 49erFX, enquanto Bruno Lobo saiu do top-10 na Fórmula Kite.

Henrique Haddad e Isabel Swan fecharam as regatas qualificatórias, encerradas na véspera, na 29ª colocação geral. Assim, eles se garantiram entre as 34 duplas que avançaram à flotilha de ouro. Apenas uma regata ocorreu nesta quinta-feira, com os brasileiros terminando em quinto lugar. Eles atingiram os 71 pontos perdidos e subiram para a 23ª colocação. A liderança é dos suecos Anton Dahlberg/Lovisa Karlsson, com 22 pontos. A final da competição ocorrerá no sábado (06).

Vale destacar que o Brasil tem uma vaga olímpica para Paris-2024 na classe 470. Ela foi obtida justamente por Henrique Haddad e Isabel Swan, no Mundial deste ano. No entanto, eles não atingiram o índice técnico exigido pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e não tiveram seus passaportes oficialmente carimbados. A dupla tem a oportunidade de garantir a convocação caso consiga um bom resultado no Troféu Princesa Sofía.

Martine Grael/Kahena Kunze e Bruno Lobo despencam

Se Henrique Haddad e Isabel Swan tiveram um bom início na flotilha de ouro, o mesmo não se pode dizer de Bruno Lobo (Fórmula Kite) e Martine Grael/Kahena Kunze (49er FX). As bicampeãs olímpicas ficaram em 18º lugar em três das quatro regatas disputadas no dia e em 20º na outra. Assim, acumularam 113 pontos e caíram para a 21ª colocação geral. As líderes são as norueguesas Helene Naess/Marie Ronningen, com 37 pontos.

Bruno Lobo, que assim como Martine e Kahena já está assegurado em Paris-2024, deixou o top-10 da classificação geral pela primeira vez na competição. Ele iniciou o dia na sexta colocação, mas teve um 12º, um 17º, um 21º e uma penalização (26º) nas quatro regatas do dia. Bruno chegou a 83 pontos e está em 12º lugar. Por outro lado, seu compatriota Lucas Fonseca se manteve constante no dia, marcando 9º, 11º, 14º e 16º e chegou aos 113 pontos, indo para o 15º lugar geral.

Pela Nacra17, quem também busca índice de classificação olímpica é João Siemsen/Marina Arndt, que agora aparecem em 22º lugar depois de dez regatas disputadas, com 194 pontos perdidos acumulados. Eles chegaram a ficar na sétima colocação em uma das três regatas do dia, mas foram 22º e 42º nas demais. A dupla precisa ficar no top-16 da competição para atingirem os requisitos exigidos pela CBVela para disputar os Jogos Olímpicos de Paris-2024.

Demais brasileiros

Entre os demais brasileiros no Troféu Princesa Sofía de vela, Bruno Fontes perdeu uma posição na ILCA 7 e agora é o 40º, com 157 pontos perdidos. Ele disputa a flotilha de ouro da classe e teve um 35º, um 24º, um 31º e um 56º nas regatas do dia. Entre as mulheres, na ILCA 6, Gabriella Kidd caiu para o 44º lugar, com 194 pontos perdidos, após oito corridas disputadas. Maria do Socorro Reis é a 20ª na Fórmula Kite, com 213 pontos perdidos após 15 regatas.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Vela