Siga o OTD

Vela

Bruno Lobo se mantém no top-10 do Princesa Sofía

Com uma terceira colocação no dia, o velejador brasileiro está na briga por um lugar no pódio na classe da formula kite

Brasileiro Bruno Lobo em ação no Mundial de vela (Divulgação/World Sailing)
(Divulgação/World Sailing)

Após mais um dia de disputa do tradicional Troféu Princesa Sofía, na Espanha, o brasileiro Bruno Lobo conseguiu se manter nas primeiras posições na classe da formula kite. Já Martine Grael e Kahena Kunze, bicampeãs olímpicas na vela, perderam sete posições na classificação geral da 49erFX.

Depois de finalizar no top-3 na última terça-feira (2), Bruno acabou sofrendo uma leve queda de desempenho na competição. Ele abriu o dia com um quinto lugar na primeira regata e uma nona colocação na segunda. Mais tarde, o brasileiro subiu seu nível e emplacou uma sexta e uma ótima terceira posições no evento. Dessa forma, Lobo ocupa o sexto lugar geral e possui 30 pontos perdidos, 20 acima do líder italiano Riccardo Pianosi. Outro velejador do Brasil na disputa é Lucas Fonseca, que se encontra na 15ª colocação com 67 pontos.

Ambos os brasileiros retornarão para o Troféu Princesa Sofía nesta quinta-feira (4), integrando o grupo que compete nas flotilhas de ouro. No total, Bruno Lobo e Lucas disputarão mais quatro regatas, com chances de melhorarem suas posições na tabela geral. Entre as mulheres, Maria do Socorro Reis é a 19ª colocada. Ao todo, ela possui 155 pontos perdidos e teve um 17º lugar como melhor resultado do dia.

Martine e Kahena caem sete posições no 49erFX

Diferente de Bruno, as brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze saíram do top-10 da disputa da classe 49erFX. Após terminarem em oitavo na abertura do campeonato, elas não tiveram um bom início de segundo dia e ficaram em 11º, 10º e 25º nas três primeiras regatas. Depois, a dupla se recuperou com uma oitava posição na última corrida e acabaram na 15ª colocação geral.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No IQFoil, Mateus Isaac subiu seis colocações na chave masculina e agora ocupa o 22º lugar. Sua melhor colocação no dia foi uma quinta posição na terceira corrida. No feminino, Giovanna Prada também foi uma das destaques do Brasil no dia, ao melhorar nove degraus e se colocar em 35º. Mais abaixo, Bruna Martinelli está em 60º, enquanto Guilherme Plentz é o 90º colocado.

Demais resultados

Já na disputa mista da classe 470, Henrique Haddad e Isabel Swan são os melhores velejadores do Brasil na chave. Mesmo com a perda de três posições, eles se mantiveram no top-30 e ocupam o 29º lugar com 66 pontos perdidos. Na sequência, Juliana Duque/Rafael Martins subiram nove colocações e estão em 36º. Por outro lado, Antônio e Luisa Gandolpho são apenas os 65º colocados na tabela geral.

No ILCA 7, Bruno Fontes melhorou o seu desempenho e entrou o top-40 da classificação, alcançando a marca de 91 pontos perdidos. Gabriella Kidd, por sua vez, se manteve na 41ª posição da disputa do ILCA 6. Ainda no masculino, Frederico Francavilla e Antonio Cavalcanti se encontram nas 141ª e 156ª colocações, respectivamente.

Voltando para os barcos com dois velejadores, João Siemsen e Marina Arndt tiveram uma atuação regular e continuam no top-25 da classe da Nacra 17. No 49er masculino, Gustavo Abdulklech e Nicolas Bernal alcançaram um 11º e um 21º lugar e estão entre os 30 melhores colocados do torneio. Já Marco Grael e Gabriel Simões, caíram na tabela e ocupam a 46ª posição.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Vela