Siga o OTD

Vela

Martine Grael e Kahena Kunze iniciam Princesa Sofía no top-8

Martine Grael e Kahena Kunze ficam em 2º e em 8º nas regatas iniciais e abrem Troféu Princesa Sofía em 7º lugar

Martine Grael e Kahena Kunze em ação no Troféu Princesa Sofía de vela; Bruno Lobo
(Foto: Miriam Jeske/COB)

As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze iniciaram sua participação no Troféu Princesa Sofía de vela, um dos mais prestigiados da modalidade, nesta terça-feira (02), em Palma de Mallorca, na Espanha. Elas fecharam o primeiro dia na sétima colocação geral da classe 49er FX, após ficarem em segundo lugar na regata de abertura e em oitavo na segunda. Bruno Lobo, por sua vez, caiu para o terceiro lugar na Fórmula Kite.

Martine e Kahena estão competindo no grupo amarelo durante as regatas de classificação. Na primeira corrida do dia, ficaram em segundo lugar, atrás apenas das norueguesas Helene Naess/Marine Ronningen. As brasileiras acabaram em oitavo lugar na segunda regata, que também foi vencida por Naess/Ronningen, e acumularam dez pontos perdidos, aparecendo em oitavo lugar na competição. As norueguesas lideram com dois pontos perdidos.

Vale destacar que Martine e Kahena possuem três títulos do prestigiado Troféu Princesa Sofía, sendo as atuais campeãs. As brasileiras também são as atuais bicampeãs olímpicas e já estão asseguradas nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, em vaga obtida após terem sido medalhistas de ouro do Pan de Santiago-2023. A dupla vem de uma quarta colocação no Campeonato Mundial da 49er FX, há menos de um mês.

Bruno Lobo cai, mas segue no top-3

Depois de fechar o primeiro dia na liderança da Fórmula Kite, Bruno Lobo oscilou nas cinco regatas disputas nesta terça-feira. O brasileiro chegou a ficar em segundo, em terceiro e em sétimo em três corridas, mas não completou uma das regatas e ficou em 15º em outra. Agora, ele é o terceiro colocado geral, com 16 pontos. Já Lucas Fonseca é o 15º, com 40 pontos perdidos. O líder é o singapuriano Maximilan Maeer, com seis pontos.

Assim como Martine e Kahena, Bruno Lobo já está assegurado em Paris-2024. Outro que também tem vaga é Mateus Isaac, na iQFoil. Ele não teve um bom início em Mallorca, tendo um nono, um 20º, um 19º e um quinto lugar na regatas de abertura, aparecendo na 28ª colocação geral, com 33 pontos perdidos. Outro brasileiro, Guilherme Plentz é o 87º, com 106 pontos. O líder é o polonês Pawel Tarnowski, que venceu as quatro corridas do dia.

Outros brasileiros

João Siemsen/Marina Arndt chegou a ficar em segundo lugar na primeira regata do Troféu Princesa Sofía na Nacra 17, mas teve desempenhos ruins nas três corridas seguintes, com um 37º, um 23º e um 34º. Eles aparecem em 24º, com 59 pontos perdidos. Pela 470, Henrique Haddad e Isabel Swan ficaram em quinto lugar na única regata do dia e subiram para o 26º posto, com 23 pontos. Juliana Duque/Rafael Martins está em 45º, com 36.

Gustavo Abddulklech/Nicolas Bernal está em 26º lugar na 49er masculina, com 24 pontos, depois de dois top-5, um 14º e um 15º nas primeiras regatas. Na mesma disputa, Marco Grael/Gabriel Simões está em 29º, com 28 pontos. Na ILCA 7, Bruno Fontes teve dois top-8 e subiu para o 44º lugar, com 41 pontos. Frederico Francavilla é o 146º, com 124 pontos, enquanto Antônio Rosa é o 155º, com 137 pontos.

Entre as mulheres, Gabriella Kidd é a 41ª na ILCA 6, com 57 pontos perdidos. Giovanna Prada e Bruna Martinelli não tiveram um bom início na iQFoil. Giovanna está em 44º lugar, com 88 pontos perdidos, depois de um 47º, um 41º e um 77º lugar, enquanto Bruna Martinelli é a 64ª, com 126 pontos, após não ter completado duas corridas. Por fim, Maria do Socorro Reis caiu para o 19º lugar na Fórmula Kite, já tendo 81 pontos perdidos.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Vela