O Brasil terá uma equipe completa no 52º Troféu Princesa Sofía, tradicional evento de vela que ocorrerá em Palma da Mallorca, na Espanha, entre 29 de março e 6 de abril. O país contará com 27 atletas entre todas as classes olímpicas participantes. Entre os destaques, estão Martine Grael/Kahena Kunze (49er FX), Bruno Lobo (Kite) e Mateus Isaac (iQFoil), que já estão assegurados nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
- Brasileiro de goalball inicia no próximo domingo, em São Paulo
- Monteiro bate Mateus Alves e avança às quartas no Uruguai
- Brasileiros avançam às oitavas e quartas do WTT Buenos Aires
- Sorocaba passeia, vence o Jundiaí e avança à final do Paulistão
- Romboli e Zormann avançam para a semifinal em Montevidéu
“Este campeonato é crucial para a preparação das equipes rumo a Paris 2024 e uma oportunidade para alcançar os índices necessários para as classes que já conquistaram as vagas. A Equipe Brasileira de Vela mistura nova geração com atletas já consagrados e medalhistas olímpicos, pan-americanos e mundiais”, disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.
Além da 49er FX (feminina), Kite (masculina) e iQFoil (masculina), o Brasil também tem vagas olímpicas garantidas na Nacra 17 (mista), 470 (mista), ILCA 6 (feminina) e ILCA 7 (masculina). No entanto, os atletas brasileiros nessas respectivas classes não obtiveram o índice técnico estabelecido pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e ainda não têm seus passaportes carimbados para a capital francesa.
Índice técnico
De acordo com as regras da confederação, era preciso que os atletas terminassem no top-16 ou entre os oito melhores países dos Campeonatos Mundiais de 2022, 2023 ou 2024 para que o índice técnico fosse atingido, mas nenhuma das respectivas classes conseguiu atingir isto. No caso da Nacra 17, a situação ainda é aberta, uma vez que o Troféu Princesa Sofía também serve para obtenção do índice.
Apesar do “prazo” já ter expirado para as demais classes, o Princesa Sofía será utilizado como competição avaliatória pela CBVela para definição das vagas. Caso um atleta de uma classe já classificada consiga um resultado expressivo no torneio espanhol, que é um dos mais renomados da vela mundial, a confederação poderá convocá-lo.
Depois de Palma, a Semaine Olympique Française Hyères 2024 define as últimas vagas olímpicas estarão em jogo para as classes que não se classificaram, entre 18 e 27 de abril. Os Jogos Olímpicos de Paris-2024 ocorrerão entre 26 de julho a 11 de agosto.
Atletas que disputarão o Troféu Princesa Sofía:
Classe 470:
Juliana Duque / Rafael Martins
Luisa Gandolpho / Antonio Gandolpho
Henrique Haddad / Isabel Swan
49er:
Marco Grael / Gabriel Simões
Gustavo Abdulklech / Nicolas Bernal
49er FX:
Martine Grael / Kahena Kunze
Formula Kite Masculino:
Bruno Lobo
Lucas Fonseca
Formula Kite Feminino:
Maria Do Socorro Reis
ILCA 6:
Gabriella Kidd
ILCA 7:
Bruno Fontes
Antonio Cavalcanti Rosa
Frederico Francavilla
iQFOil Masculino:
Mateus Isaac
Guilherme Plentz
iQFOil Feminino:
Giovanna Prada
Bruna Martinelli
Nacra 17:
Samuel Albrecht / Gabriela Nicolino
João Siemsen / Marina Ardnt