Leandro Guilheiro será o chefe de missão da delegação brasileira nos Jogos Pan-americanos Júnior Assunção 2025, disputados de 9 a 23 de agosto na capital paraguaia. O convite foi feito nesta segunda-feira (10) pelo presidente Marco La Porta e pela vice-presidente Yane Marques. Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004 e Pequim-2008, o ex-judoca vai liderar uma delegação de 381 jovens entre 12 e 23 anos, que representarão o Time Brasil em 42 modalidades.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
“Estou sem palavras, muito lisonjeado e surpreso. Ser chefe de missão do Brasil é algo que eu nunca imaginei na minha carreira. Estou muito envolvido come esporte, acompanhando a evolução do jovem atleta até o adulto no dia a dia e isso é algo muito bonito. Tenho enorme prazer em ver o desenvolvimento dessa garotada na transição de categoria”, afirmou Leandro Guilheiro, de 41 anos, que deixou os tatames em 2016.
O presidente Marco La Porta e a vice Yane Marques ressaltaram o passado vitorioso de Guilheiro e o exemplo como atleta que o ex-juca representa.
“O nome de Leandro Guilheiro remete a valores importantes como excelência e ética, além de ser medalhista olímpico e um dos líderes de uma geração vitoriosa do judô brasileiro”, comentou La Porta.
“Não tenho dúvidas de que a presença de Leandro na liderança da delegação vai inspirar as centenas de jovens atletas que treinam diariamente sonhando grande, em estar nos Jogos Olímpicos e levar o Brasil sempre ao pódio. O Pan Júnior é um degrau importante dessa trajetória”, disse Yane Marques.
Carreira exemplar
Como atleta, Leandro Guilheiro é duas vezes medalhista olímpico (bronze em Atenas 2004 e Pequim 2008). Foi também campeão mundial júnior (2002) e três vezes medalhista mundial (2010 e 2011 – individual e por equipes). Atualmente é coordenador técnico do judô do Esporte Clube Pinheiros, tendo envolvimento direto com as três medalhas individuais dos judocas do clube em Paris 2024: Larissa Pimenta, William Lima e Beatriz Souza. Além disso, também é membro da Comissão de Atletas do COB (CACOB) para este ciclo dos Jogos Olímpicos Los Angeles 2028.
“O espírito dos Jogos sempre me motivou e espero contribuir da melhor forma em Assunção 2025. É interessante que na minha época não havia o Pan Júnior. Eu especificamente saí da categoria júnior em 2002 para os Jogos Olímpicos em 2004. Essa ponte de transição é muito importante para o atleta”, falou Guilheiro.
Além de liderar os atletas, Leandro Guilheiro, enquanto chefe de missão em Assunção 2025, vai comandar uma delegação de aproximadamente 570 pessoas, considerando competidores, técnicos e oficiais. O principal objetivo dele, então, será levar o Time Brasil a manter a hegemonia do Top 3 no quadro geral de medalhas e garantir o maior número de vagas do país para os Jogos Pan-americanos Lima 2027. Por fim, o Pan Júnior de Assunção vai oferecer 216 vagas diretas para os Jogos de Lima, que são da categoria adulto, em modalidades individuais e coletivas.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Por isso. No entanto. Ademais. Por outro lado.
Você deve estar logado para postar uma comentário Login