O Comitê Olímpico do Brasil (COB) recebeu o dossiê da postulação de candidatura das cidades do Rio de Janeiro e Niterói para os Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos de 2031. Nesta quinta-feira (16), no Centro de Treinamento do Time Brasil, os prefeitos do Rio e de Niterói, Eduardo Paes e Rodrigo Neves, respectivamente, entregaram o documento nas mãos do presidente do COB, Marco La Porta, e da vice, Yane Marques.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
O dossiê contém as bases para a candidatura conjunta das cidades. Rio-Niterói já havia entregado ao COB a carta de postulação à candidatura em dezembro de 2024. Agora, as cidades se preparam para a etapa de defesa da candidatura no próximo dia 29 de janeiro. A data marca a Assembleia Geral do Comitê para a escolha da candidatura brasileira ao Pan.
São Paulo desiste
Lembrando que São Paulo também era uma postulante a ser a representante brasileira na escolha da cidade-sede. Porém, nesta mesma quinta, anunciou a desistência.
No dia 31 de janeiro, o COB enviará uma carta à PanAm Sports, entidade máxima do esporte panamericano. Nela, vai informar a escolha do representante brasileiro candidato à sede dos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos de 2031.
Responsabilidade enorme
“O COB é de todos os brasileiros, a casa do esporte brasileiro, e está sempre de portas abertas”, comentou o presidente do COB, Marco La Porta. “Sabemos que realizar os Jogos Pan-americanos ou Jogos Olímpicos é uma tarefa árdua e uma responsabilidade enorme. Mas temos esse projeto conjunto Rio-Niterói muito bem integrado e é muito simbólico que as duas cidades estejam unidas nessa empreitada. Esses grandes eventos são oportunidades de transformação da vida das cidades porque acabam atraindo mudanças demandadas por essas cidades”, enfatizou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
“Trabalhamos muito para entregar esse documento, muito bem detalhado com a nossa proposta de candidatura das nossas cidades para o Pan. Temos uma geração nova que não viveu aquele Pan de 2007 e que pode viver o de 2031. Nossas cidades têm estrutura para receber grandes eventos internacionais. Essa ideia de fazer o Pan Rio-Niterói está linkada com a de fazer candidaturas sustentáveis, de compartilhar custos, e é uma inovação na proposta do Brasil em candidaturas, caso o COB a acolha”, endossou Rodrigo Neves, prefeito de Niterói.
Você deve estar logado para postar uma comentário Login