8 5
Siga o OTD

Tiro Esportivo

Brasileiros não avançam na carabina de ar 10m na Argentina

Cassio Rippel e Victor Barros pararam na qualificatória da carabina de ar 10m no Campeonato das Américas

Cassio Rippel em ação na carabina de ar 10m do Campeonato das Américas de carabina e pistola
(Foto: Washington Alves/Exemplus/COB)

Os brasileiros Victor Barros e Cassio Rippel não avançaram à final da carabina de ar 10m no Campeonato das Américas de Carabina e Pistola (tiro esportivo), em Buenos Aires, na Argentina, nesta sexta-feira (05). Eles ficaram em 15º e em 22º lugar na qualificatória, respectivamente, e acabaram eliminados. Mais tarde, Geovana Meyer competirá na disputa feminina.

Um total de 28 atletas participaram da qualificatória masculina da carabina de ar 10m. Cada um deles realizou seis séries de dez disparos, sendo que os oito primeiros colocados na pontuação agregada se garantiram na final. Victor Barros terminou em 15º lugar, com 617.9 pontos, enquanto Cassio Rippel foi o 22º, com 613.6 pontos.

O líder da qualificatória foi o estadunidense Timothy Sherry, com 630.5 pontos, enquanto o último classificado à final foi o argentino Alexis Eberhardt, com 623.3 pontos. Victor, portanto, ficou a 5.4 pontos de se garantir na final. A final terá três atletas da Argentina, três dos Estados Unidos e dois do México.

Sem vaga olímpica

O Campeonato das Américas de Carabina e Pistola serve como classificatório olímpico do tiro esportivo para Paris-2024, havendo uma vaga em jogo em cada prova da competição. Como Cassio e Victor não avançaram à final, eles desperdiçaram a chance de carimbar o passaporte para a capital francesa. Os brasileiros ainda terão uma última oportunidade de obter a vaga, através do Pré-Olímpico Mundial, que começará em 11 de abril, no Rio de Janeiro.

Até aqui, o Brasil conquistou uma vaga olímpica por essa competição, com Geovana Meyer, na carabina três posições 50m. Marina Alves, na pistola 25m, e Felipe Wu, na pistola de ar 10m, estiveram perto da classificação, mas bateram na trave. Assim, o país tem três cotas garantidas em Paris-2024: pistola de ar 10m masculina, skeet feminino e carabina três posições 50m feminino.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Tiro Esportivo