Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Roca, Helcio e Helena campeões brasileiros de tiro com arco

Heriberto Roca levou no Recurvo, Helena de Moraes, no Composto, e Helcio Perilo ficou com a taça no W1. Dia ainda tem mais quatro decisões

Heriberto Roca Brasileiro de Tiro com Arco Paralímpico campeões
Heriberto Roca levou no Recurvo masculino (Alessandra Cabral/CPB/arquivo)

Três de seis campeões individuais do Brasileiro de Tiro com Arco Paralímpico saíram na manhã desta quinta-feira (31). Heriberto Roca levou no Recurvo, Helena de Moraes, no Composto, e Helcio Perilo ficou com a taça no W1. O dia ainda teria mais quatro decisões. Recurvo feminino, Composto masculino e o Barebow masculino. A competição está sendo sendo realizada no Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, e termina nesta sexta-feira (1º) com os torneios por equipes e de duplas mistas.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Heriberto Roca, representante do Brasil na modalidade nos Jogos de Tóquio, dominou completamente o torneio de arco recurvo. Foi o melhor no ranqueamento com folgas e, no mata-mata, só foi ameaçado na final. Cabeça de chave número um, ele começou a fase eliminatória pelas oitavas de final e passou por ela, pelas quartas e pela semifinal com três vitórias seguidas por 6 a 0. Primeiro sobre Anderson Malaquias da Conceição e depois por Jose Roberto da Silva e Gabriel Veras.

A final foi contra Thiago Pereira da Silva, o segundo melhor ranqueado, e a vitória foi por 6 a 4 de virada. Heriberto perdeu os dois primeiros games, 27/26 e 27/25, e virou com 27/20, 28/25 e 24/23. Nelson Santos Silva ficou com a medalha de bronze ao bater Gabriel Veras por 6 a 4, também de virada, com parciais de 18/22, 21/18, 16/18, 21/15 e 21/12.

Helena dee Helcio Perilo campeões

No Composto feminino, Helena de Moraes precisou de duas vitórias na fase eliminatória para abocanhar o caneco. Dona do melhor desempenho no ranqueamento, entrou no mata-mata como primeira cabeça de chave e, portanto, direto pela semifinal. Lá, derrotou Verônica Valente por 135 a 121. Na final, fez 135 a 110 em Aparecida Helba. O bronze foi para Vilma Miranda, ela derrotou Verônica Valente por 124 a 120.

Helcio Perilo também teve o melhor ranqueamento, no W1 masculino, e foi o primeiro cabeça de chave. Começou a eliminatória pelas quartas de final, onde venceu Bruno Marques por 130 a 91. Na semifinal, superou Felipe Bianche no limite, 121 a 120, e na final derrotou Esdras Rocha por 131 a 128. Felipe Bianche bateu Eugênio Franco na disputa pelo terceiro lugar e ficou com o bronze do Brasileiro de tiro com arco paralímpico.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Paralimpíada Todo Dia