Após quatro horas de partida, João Fonseca acabou caindo na segunda rodada do Aberto da Austrália para o italiano Lorenzo Sonego (55º do ranking mundial) e terminou histórica gira. Em primeiro jogo de cinco sets, o brasileiro de apenas 18 anos confessou ter sentido o físico contra experiente adversário de 29 anos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
“Obviamente foi dura a derrota de hoje, mas tiro como aprendizado, hoje existe uma experiência física. Meu primeiro jogo que realmente foi os 5 sets, então feliz de ter aguentado fisicamente. Mentalmente, foi muito difícil o jogo. Depois de ter jogado com o Top-10, agora jogando com o Top-50, que eu já tinha ganhado antes”, explicou Fonseca após a eliminação.
Em análise da partida, o carioca mostrou certa insatisfação com desempenho no jogo, especialmente nos segundo e terceiro sets, quando levou a virada de Sonego. “O primeiro set foi muito bom, fui conseguindo me soltar um pouco. Segundo e terceiro set eu não consegui me soltar direito, não joguei bem. Na verdade, eu não consegui jogar bem a partida inteira, eu diria, mas consegui ir me adaptando. Meu saque hoje não foi muito bom”, explicou.
Mesmo com a derrota, João Fonseca se diz satisfeito com a sua própria postura no Grand Slam, uma vez que enfrentou adversários melhores ranqueados em seu primeiro Australian Open. “Consegui jogar com jogadores Top-50 do mundo, mesmo não jogando meu melhor, mas conseguimos fazer um bom jogo, buscar o resultado e feliz com a forma que eu lutei”, contou.
Torcida brasileira
Ele também agradeceu à torcida brasileira que compareceu na 1573 Arena e em toda a sua jornada no Aberto da Austrália. “Só tenho a agradecer a torcida brasileira que compareceu, que torceu pela televisão. Me deu muita força esse torneio, não só esse no Asutralian Open, mas em todos os meus jogos. Então estou muito feliz, só tenho a agradecer pelas oportunidades que estão surgindo e seguir trabalhando para cada vez mais estar preparado para esses dias, esses jogos. E seguir trabalhando para estar melhor no ranking. Vamos com tudo e seguir. Vamos embora!”, concluiu Fonseca.
Gira australiana mais que positiva
João Fonseca, carioca de 18 anos, já começou o ano de 2025 embalado na gira da Austrália. Ele foi campeão do Next Gen Finals (no final de 2024, é verdade) e em seguida do Challenger 125 de Camberra. Para chegar ao primeiro Grand Slam do ano, João precisou jogar a fase de qualifying, derrotando os argentinos Federico Agustin Gomez e Thiago Tirante e Coleman Wong, de Hong Kong.
O auge do brasileiro foi com a vitória com autoridade sobre Andrey Rublev, número 9 do mundo, logo na primeira rodada. Apesar de ter sentido o nervosismo bater no primeiro set, se recuperou e avançou para a segunda rodada com direito a 3 a 0 sobre o russo.
Porém, a derrota desta quinta-feira contra o Lorenzo Sonego encerrou participação do brasileiro na Austrália. Com o revés de 3 a 2, João Fonseca encerra sequência de 14 vitórias de João Fonseca em torneios da ATP. Ele também vinha de 23 sets consecutivos sem perder, incluindo o primeiro da partida contra o italiano.
Você deve estar logado para postar uma comentário Login