Chegou ao fim a campanha histórica de João Fonseca no Australian Open de 2025 nesta madrugada de quinta-feira (16). O jovem carioca de apenas 18 anos foi derrotado pelo italiano Lorenzo Sonego (55º do ranking mundial) pela segunda rodada da chave principal do Grand Slam italiano. O revés veio em cinco parciais de 6/7 [6], 6/3, 6/1, 3/6 e 6/3.
A derrota também significou o fim da sequência de 14 vitórias de João Fonseca em torneios da ATP. Neste período, o brasileiro chegou a ganhar 23 sets consecutivos, incluindo o primeiro do jogo de hoje. Primeira participação em uma chave principal de Grand Slam na carreira, a campanha de Fonseca no Australian Open é motivo de orgulho. Foram quatro vitórias no total, três delas para furar o qualificatório e uma sobre o top-10 do mundo, Andrey Rublev.
+ Australian Open – Agenda e resultados dos brasileiros
A partida
O confronto desta quinta-feira mostrou um João Fonseca um pouco diferente do que nos acostumamos nas últimas partidas. Com 18 anos de idade, é normal aparecer algumas oscilações em seu jogo, algo que ocorreu hoje. O brasileiro até começou ligado no confronto e venceu os primeiros pontos decisivos.
A parcial começou com ele defendendo dois break-points para manter a igualdade no placar. Em seguida, Fonseca defendeu mais dois set-points em games distintos para levar o set para o tie-break. Por lá, João dominou as ações e abriu 6 a 3. Sonego reagiu e buscou o empate, mas cedeu os dois pontos seguintes e viu o brasileiro abrir o placar na 1573 Arena.
O italiano cresceu na partida no segundo set e logo conquistou a primeira quebra de serviço da partida para abrir 3 a 1. Fonseca ficou perto de devolver a quebra pouco tempo depois, mas sofreu um ace no break-point que teve e viu Sonego confirmar o saque na sequência. Embalado, o rival ainda teve mais uma quebra para empatar o jogo.
O brasileiro tentou responder no game inicial do terceiro set, mas voltou a desperdiçar um break-point. Lorenzo Sonego, então, embalou mais duas quebras de serviço para vencer a parcial e virar a partida.
Jogando um quarto set pela primeira vez na carreira em torneios profissionais, João Fonseca mostrou um bom nível físico. O brasileiro começou a parcial conquistando a sua primeira quebra de serviço no jogo e abrindo 3 a 0 no placar. Sem grandes sustos, Fonseca confirmou os games de saque seguinte e empatou a partida.
Embalado, João voltou melhor para o quinto e último set. O brasileiro até teve o primeiro break-point para pular à frente no placar, mas viu o italiano defender bem e confirmar o serviço. Na sequência, todavia, Sonego buscou um 30/0 e virou para quebrar o saque de Fonseca e encaminhar a vitória.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Você deve estar logado para postar uma comentário Login