Faltam adjetivos para descrevermos o quão bom João Fonseca é! Aos 18 anos de idade, o jovem carioca impressionou o mundo mais uma vez e derrotou o russo Andrey Rublev, top-10 do ranking mundial, pela 1ª rodada da chave principal do Australian Open. A vitória veio por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 [1], 6/3, 7/6 [5], em 2h23 de partida.
O triunfo desta terça-feira (14) é o 14º consecutivo de João Fonseca. A sequência iniciou na campanha do título do ATP Next Gen Finals, passou pela conquista do Challenger 125 de Camberra e agora se estende desde o qualificatório do Australian Open. Além disso, o brasileiro venceu os últimos 22 sets que disputou. O próximo compromisso de Fonseca agora será contra o italiano Lorenzo Sonego (55º).
+ Australian Open – Agenda e resultados dos brasileiros
Ao final do jogo, Fonseca comentou sobre a experiência de estar em um grande palco e a pressão de jogar contra um top 10 do mundo. “Aproveitei cada momento nesta quadra incrível, é a primeira vez que jogo em um estádio enorme. Quero agradecer a esse público incrível. Tem alguns brasileiros aqui… muitos brasileiros aqui torcendo por mim”, disse João Fonseca.
“Eu estava tentando não me pressionar, jogando com um cara do Top 10 em um estádio enorme. Então estava tentando chamar a multidão para me ajudar. Eu simplesmente gostei de jogar meu jogo. Uma coisa sobre mim é que jogo melhor nos pontos importantes, vou atrás dos meus arremessos. Essa foi a diferença hoje”, completou o brasileiro.
A partida
Atual número 112 do mundo, João Fonseca não sentiu o peso de um jogo de estreia de Grand Slam diante do número 9 do ranking mundial. O brasileiro controlou o bom início de Andrey Rublev na primeira parcial, confirmou seus serviços e defendeu o único break-point que sofreu para levar a disputa ao tie-break. Por lá, o brasileiro dominou por completo o rival e venceu por 7 a 1 para fechar o primeiro set.
Com moral, Fonseca começou forte na segunda parcial e quebrou o primeiro game de saque de Rublev. O jovem carioca ainda teve mais duas oportunidades de quebra na sequência, mas não conseguiu aproveitá-las. Não fez falta, João novamente segurou o único break-point do russo e confirmou seus serviços para garantir mais um set.
A terceira parcial foi a de maior emoção e equilíbrio entre os tenistas. João Fonseca foi pra cima e começou o primeiro game tendo quatro chances de quebra. Com um primeiro saque poderoso, Andrey Rublev defendeu as oportunidades contra e confirmou a sua vantagem. Pouco tempo depois, foi a vez do russo encaixar boas devoluções e conquistar a primeira quebra de serviço contra Fonseca neste Australian Open.
Fonseca sentiu a quebra? Nada! O brasileiro não deu respiro ao russo e logo no game seguinte devolveu a quebra após quatro break-points. O jogo ganhou ares de tensão com os dois jogadores confirmando seus serviços e levando a decisão para o tie-break. Por lá, João começou com tudo e logo abriu 4 a 0 no placar. Rublev reagiu e empatou em 5 a 5, mas Fonseca brilhou no fim e selou a vitória em 7 a 5. Além disso. Por fim.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Você deve estar logado para postar uma comentário Login