8 5
Siga o OTD

Tênis

João Fonseca domina e avança no quali do Australian Open

Com direito a pneu, João Fonseca passa fácil por argentino e avança à 2ª rodada do qualificatório do Australian Open

João Fonseca celebrando ponto em vitória pelo Next Gen ATP Finals (Foto: Tennis TV), Australian Open, Felipe Meligeni, thiago monteiro
João Fonseca celebrando ponto em vitória pelo Next Gen ATP Finals (Foto: Tennis TV)

Já são onze vitórias consecutivas para João Fonseca desde o final da temporada passada e o início deste ano de 2025! Grande promessa do tênis mundial, o brasileiro embalou dois títulos em sequência: o Next Gen Finals e o Challenger de Camberra. Agora, o jovem carioca quer manter a boa fase e ir longe no primeiro Grand Slam do ano. O primeiro passo foi dado nesta madrugada de terça-feira (7), com a vitória na primeira rodada do qualificatório sobre o argentino Federico Agustin Gomez por 6/4 e 6/0. O Brasil ainda contou com o avanço de Thiago Monteiro e a desistência de Felipe Meligeni no quali do Australian Open.

O excelente momento de João Fonseca já o coloca no 113º posto do ranking mundial da ATP, e pelo visto apenas o tempo separa ele do top-100. O brasileiro dominou amplamente Federico Agustin Gomez, número 136 do mundo, no confronto desta terça-feira. Seu próximo desafio será passar pelo jovem Coleman Wong (172º), de Hong Kong..

A primeira parcial já começou com Fonseca quebrando o primeiro game de serviço adversário, abrindo vantagem em 2 a 0. João seguiu melhor no set e ainda mais cinco chances de quebras salvas pelo argentino. Apesar das oportunidades desperdiçadas, João seguiu tranquilo no duelo e não foi ameaçado pelo rival em nenhum momento.

O segundo set teve um domínio ainda maior. João Fonseca não tomou conhecimento sobre Gomez, quebrou três serviços do argentino e aplicou um rápido pneu (6/0) para fechar a vitória. Ao final da partida, o brasileiro com 88% de aproveitamento de pontos no primeiro saque e 75% no segundo. Além disso, ele terminou o jogo sem sofrer nenhum break-point.

Mais Brasil no Australian Open

Ainda na noite de segunda-feira (6), Felipe Meligeni foi o primeiro brasileiro a entrar em ação pelo qualificatório do Australian Open. No entanto, ele acabou se retirando da partida após o fim do segundo set.

Diante do número 191 do mundo, o francês Clement Chidekh, Meligeni venceu a primeira parcial por 6/4, em 44 minutos. No segundo set veio a lesão que tirou o brasileiro da partida. O problema físico atrapelhou o brasileiro, que perdeu a parcial por 6 a 1 e desistiu de vez de continuar no confronto.

Por outro lado, Thiago Monteiro avançou para a segunda rodada do qualificatório australiano. Atual número 106 do mundo e o melhor brasileiro ranqueado no quali do Australian Open, Monteiro derrotou o tenista da casa Jason Kubler (841º) em duas parciais, 7/6[4] e 7/6[4]. Assim, o cearense terá pela frente o francês Valentin Royer (203º) na segunda fase.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Tênis