8 5
Siga o OTD

Tênis

João Fonseca passa fácil por britânico e é finalista em Camberra

João Fonseca despacha Jacob Fearnley e avança para a final do Challenger 125 de Camberra, na Autrália

João Fonseca, primeiro brasileiro campeão do Next Gen ATP Finals (Foto: ATP Tour)
João Fonseca, primeiro brasileiro campeão do Next Gen ATP Finals (Foto: ATP Tour)

Para começar o ano com o pé direito! Estrela em ascensão do tênis mundial, João Fonseca já dá indícios de que trará grandes resultados em 2025. O jovem carioca de apenas 18 anos avançou para a final do Challenger de Camberra, na Austrália, na madrugada desta sexta-feira (3). A classificação veio ao derrotar o britânico Jacob Fearnley por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/3.

A campanha em Camberra já coloca João Fonseca no 126º lugar do ranking ao vivo da ATP. Esta é a melhor posição do brasileiro na lista dos melhores tenistas do mundo desde que estreou no circuito profissional. Além disso, o triunfo de hoje representa o nono consecutivo de Fonseca, que vem de uma série de vitórias desde a participação do Next Gen Finals no qual saiu campeão.

João agora espera o vencedor do confronto entre o espanhol Martin Landaluce e o estadunidense Ethan Quinn para saber quem enfrentará na decisão do torneio. O brasileiro busca o seu segundo título de Challenger na carreira. Em agosto de 2024 ele se sagrou campeão em Lexington, nos Estados Unidos, também em piso duro.

A partida

Apesar da pouca idade, João Fonseca já apresenta uma consistência invejável durante suas partidas. A vitória sobre Jacob Fearnley, atual número 99 do mundo e 6º cabeça de chave do torneio, é prova disso. Com potência e precisão, o brasileiro conseguiu confirmar todos os seus serviços na partida. Além disso, ele só precisou defender um break-point no jogo.

Para vencer a primeira parcial, Fonseca precisou apenas de uma quebra simples no sexto game, que deixou ele em vantagem em 4 a 2. Sem dificuldades, o brasileiro fechou o primeiro set em seguida. 

A segunda parcial começou da mesma forma João não tardou para quebrar o serviço de Fearnley e ficar à frente no placar em 3 a 2. Já para o final da partida o britânico até ameaçou a uma reação, mas desperdiçou uma chance de quebra. Fonseca, então, fechou o jogo quebrando o saque adversário com amplo domínio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Tênis