Siga o OTD

Taekwondo

Netinho conquista medalha de prata no Grand Prix de Paris

Depois de parar na 2ª rodada em 2022, Netinho retornou ao Grand Prix de Paris e conquistou a medalha de prata

Edival Pontes, o Netinho, com banderia do Brasil após medalha no taekwondo no Pan de Lima em 2019
Edival Pontes (Foto-Arquivo: Jonne Roriz/COB)

O Brasil subiu ao pódio no Grand Prix de taekwondo de Paris, na França. Neste sábado (2), Edival Pontes conquistou a medalha de prata na categoria masculina até 68kg. Netinho, como também é conhecido, faria uma campanha perfeita se não fosse o revés na decisão. Ano passado, ele parou na segunda rodada. Outros nomes como Milena Titoneli, Sandy Macedo e Maria Clara Pacheco também participaram, mas terminaram sem medalhas. 

A campanha de Netinho começou com uma vitória diante do egípcio Eyad Barakt. O brasileiro fez 3 a 1 no primeiro round e depois 1 a 0 no segundo. Em seguida, o duelo das oitavas contra húgaro Levante Jozsa teve mais equilíbrio. Depois de abrir 6 a 0, Edival acabou sofrendo o empate com uma virada no finalzinho da segunda parcial: 7 a 3. Contudo, se recuperou na sequência e fez 9 a 4 para avançar.

Na luta que lhe garantiu uma medalha, Netinho enfrentou o italiano Dennis Baretta. Ele atropelou fazendo 7 a 1 no round inicial e depois venceu a luta empatando em 6 a 6. Na semifinal, fez 4 a 2 no jordaniano Zaid Alhalawani logo na primeira parcial e, em seguida, segurou o empate em 4 a 4 para chegar à decisão.  

Diferentemente dos duelos anteriores, Netinho começou perdendo o primeiro round da final contra o uzbeque Ulugbek Rashitov, que venceu por 5 a 1. Na sequência, o brasileiro precisou tomar a iniciativa em busca do empate. Enquanto isso, o rival soube aproveitar a postura defensiva e ficou com o ouro fazendo 13 a 0. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Outros brasileiros

Além de Edival Pontes, outros brasileiros também lutaram neste sábado do Grand Prix de Paris de taekwondo. Na categoria até 49kg feminina, Camila Bezerra acabou eliminada na segunda rodada. A mesma coisa aconteceu com Sandy Macedo (67kg) e Henrique Marques (80kg). Por outro lado, Milena Titoneli (67kg) caiu na estreia, assim como Paulo Melo (58kg). Medalhista no último Mundial, Maria Clara Pacheco (57kg) ficou a uma vitória de subir ao pódio. Contudo, terminou perdendo para turca Hatice Ilgun nas quartas de final.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Taekwondo