8 5
Siga o OTD

Surfe

Ítalo Ferreira completa 10 anos de CT e reencontra Pipeline

Campeão da WSL em 2019, Italo Ferreira vai começar a temporada de 2025 no palco que lhe consagrou no surfe mundial

Ítalo Ferreira sorri enquanto dá entrevista em Margaret River na WSL; Caio Ibelli também avançou
Italo Ferreira (Beatriz Ryder-WSL)

Em 2025, Italo Ferreira completa 10 anos desde a sua primeira aparição na Liga Mundial de Surfe (WSL). Aos 30 anos de idade, o potiguar de Baía Formosa viu sua vida mudar muito na última década, alcançando o topo do mundo em 2019. Aliás, o palco que lhe consagrou campeão mundial vai marcar a abertura de sua temporada em 2025.  Em entrevista coletiva da WSL, ele falou sobre sua evolução na onda.

“Acho que Pipe finalizar uma temporada sempre foi um grande desafio para todos os surfistas. E iniciando também, porque não é uma onda tão fácil. Eu realmente me sinto bem mais confortável agora surfando em Pipe, independente das condições. Se tiver pequeno, se tiver médio, se tiver muito grande. Então, já fiz todos os tipos de onda, hoje eu consegui me adaptar melhor”, disse Italo.

Pipeline foi a onda que encerrou a temporada de 2019 do Championship Tour, elite da WSL, em 2019. Naquela edição, Italo Ferreira protagonizou uma final histórica ao lado de Gabriel Medina para levantar o troféu do circuito na praia havaiana.

Preparação para 2025

Para 2025, o objetivo principal de Italo Ferreira é voltar ao topo da Liga Mundial de Surfe. Após bater na trave na temporada passada, ficando com o vice-campeonato, o surfista brasileiro vem ainda treinando mais forte. Além disso, ele também está confiante de que as mudanças no calendário possam beneficiar seus resultados no início da temporada. 

“O circuito mudou algumas etapas e inverteu o calendário em alguns momentos. Então, acho que dá pra começar muito bem o ano, só dar um start aqui em Pipe e aí os próximos eventos são ondas que já tive bons resultados e que isso só vai depender da minha performance”, contou.

Campeão Mundial de surfe, Ítalo Ferreira ganha documentário especial da WSL Studios
Ítalo Ferreira, campeão da WSL em 2019 (WSL/Cestari SOCIAL)

“Tenho treinado bastante nos últimos três meses e isso me deixou muito confiante. Nem estou surfando tanto aqui no Havaí, mas estou sentindo muita vontade dentro de mim. O que fiz antes de chegar aqui me preparou mentalmente, fisicamente. Acho que vim muito bem preparado, porque no ano passado deixei dúvidas. E, quando isso acontece, nunca vem para o meu lado”, disse.

Final de 2024 “engasgada”

O ano de 2024 foi marcado por altos e baixos para Italo Ferreira. O surfista não teve um bom início, ficando perto de cair no primeiro corte da temporada e ser rebaixado para a Challenger Series. Depois disso, venceu as etapas do Taiti e de Saquarema, para se classificar ao Finals. Nele, fez uma bateria acirrada com Joh John Florence e o vice-campeonato segue “engasgado”.

Ítalo Ferreira com o troféu da etapa de Saquarema da WSL (Thiago Diz/World Surf League)
Italo Ferreira com o troféu da etapa de Saquarema em 2024 (Thiago Diz/World Surf League)

“Foi decidido no detalhe. O John John (Florence) teve uma performance consistente ao longo do ano, mas não perdi para ele de maneira alguma. Tenho isso muito claro na cabeça, ele só saiu com o troféu, mas eu também o pegarei, não tem problema”, confessou.

Fogo no parquinho

A temporada de 2025 da WSL deve contar com duas ausências de peso. Gabriel Medina deve ficar de fora por conta de uma lesão, enquanto o havaiano John John Florence anunciou uma pausa das competições. Os dois tricampeões sempre encabeçam a lista de favoritos, mas o caminho para o título não ficará mais fácil na visão de Italo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

“Claro que a gente perde força com as saídas de Gabriel e John John. São dois atletas que entram no grupo dos completos. Temos novos atletas que são bons e que podem jogar gasolina nesse fogo. Vai ser muito legal, independente de quem vai estar ou não”, afirmou.


Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Surfe