Luana Silva é a campeã do Mundial Júnior de Surfe 2025. Neste sábado (18), a brasileira derrotou a japonesa Kana Nakashio na final do torneio realizado em San Juan, nas Filipinas. A disputa da bateria final foi dramática e o resultado só saiu após o estouro do cronômetro.
Luana Silva é a 10º brasileira a conquistar o título Mundial Júnior de surfe de WSL. Além disso, ela se tornou a primeira surfista sul-americana a levantar a taça desde de 2005, quando a competição adicionou a disputada feminina na programação.
Campanha e final dramática
Luana começou sua campanha em San Juan ficando com a segunda posição na bateria da rodada de abertura. Dessa forma, precisou ir para repescagem. Entretanto, só somou vitórias depois disso. Ela se garantiu nas oitavas vencendo a filipina Mara Lopez. Na sequência, passou para as quartas despachando a americana Reid Van Wagoner e se classificou para o Finals Day ganhando da basca Annette Gonzalez Etxabarri.
Nesta sexta-feira (17), último dia de competições, a brasileira não encontrou muitos problemas para derrotar a australiana Rosi Smart na semifinal e se classificar para decisão. Luana fez 12.50 (6.83 e 5.67) na somatória, enquanto Smart ficou com 8.94 (6.07 e 2.87).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Até então imbatível em San Juan, Kana Nakashio viu Luana Silva pegar duas boas ondas e sair na frente. Sem ondas, a bateria caminhava para o fim quando ganhou várias reviravoltas. Juntas, as surfistas fizeram quatro notas nos 5 minutos finais e se alternaram na liderança. A brasileira levou a melhor do cronômetro zerado, com um 6.53 que se somou ao 5.70 anterior e terminou em 12.23. Kana acabou com 11.67 (5.67 e 6.00).
Você deve estar logado para postar uma comentário Login