Em esportes como a natação, os atletas costumam entrar na prova com o objetivo de superar a si mesmos. Diferentemente de outras modalidades, não existem confrontos diretos com os adversários. Contudo, nada impede que exista rivalidade entre os nadadores na piscina.
+ Veja o quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos
+ Confira a agenda de Santiago-2023
Neste Jogos Parapan-Americanos, Gabriel Araújo e o chileno Alberto Abarza chegaram como os principais favoritos nas principais provas da classe S2. Os dois já haviam dividido ouros em Lima-2019, mas, nesta edição, o brasileiro levou a melhor em todas as finais.
- Estrela Vermelha perde e joga fora grande chance na Euroliga
- Brasil classifica mais seis para semifinais do Pan-Americano
- Aniversariante do dia, Donnians Oliveira vai às quartas em Palmas
- Pedro Sakamoto perde de chileno é eliminado em São Paulo
- Cirúrgico, São Paulo vence na semi da Copa do Brasil sub-20
“Estou muito feliz. Foi uma semana muito boa. Várias competições. Um pouco cansativo, mas consegui obter os melhores resultados. Então, estou muito feliz”, comemorou Gabrielzinho. Em todos os ouros que conquistou, o mineiro conseguiu bater o recorde parapan-americano.
Rivalidade só na piscina
Alberto Abarza, “rival” de Gabriel, é simplesmente o maior medalhista da história do esporte chileno nos Jogos Parapan-Americanos com nove medalhas conquistadas até agora. Além do Parapan, o nadador soma ainda pódios em Campeonatos Mundiais de natação paralímpica, assim como na Paralimpíada de Tóquio-2020. Por isso tudo, foi escolhido como embaixador dos Jogos e acendeu a pira na cerimônia de abertura.
Se engana quem pensa que Gabriel Araújo e Alberto Abarza deixam a rivalidade das provas afetar suas relações. Muito pelo contrário, o brasileiro e o chileno são grandes amigos. Além disso, Gabriel enxerga o rival como uma referência.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
“O Alberto (Abarza) é um grande amigo. Somos adversários somente na piscina. Então, assim, fora dela, é um parceiro. Minha família tem um contato com a família dele. A gente é bem próximo. Então, queria mandar um grande abraço para ele, que é referência”, revelou Gabrielzinho.