Medalha histórica para o Brasil! Giullia Penalber derrotou a canadense Hannah Taylor nesta quinta-feira (2) e conquistou a medalha de ouro na categoria até 57kg do wrestling no Pan de Santiago-2023. É apenas a segunda vez que uma brasileira vai ao lugar mais alto do pódio nesta modalidade em Jogos Pan-Americanos.
+Wrestling nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
Giullia Penalber se iguala a Joice Silva, que faturou o primeiro e até então único ouro do Brasil no wrestling em Jogos Pan-Americanos. Foi em Toronto-2015, na categoria até 58kg. Além dessas duas medalhas douradas, o país acumula outros 13 pódios em Pans, com seis pratas e sete bronzes. Em Lima-2019, a própria Giullia havia sido bronze.
- Franca bate dupla carioca antes de duelos diretos pela ponta
- “Noite de natal” fecha primeiro turno (e o ano) no NBB com 6 jogos
- Falta de renovação pode prejudicar resultado do Brasil em LA
- Suzano faz 3 a 0, entra no G8 e define quartas da Copa Brasil
- Lorena assina com Kansas City Current e vai jogar na NWSL
Além disso, Giullia se tornou apenas a terceira mulher brasileira a chegar em uma final de wrestling em Pans. Além de Joice, Aline Silva disputou a decisão em Guadalajara-2011 e em Lima-2019, obtendo a prata em ambas as oportunidades. O wrestling faz parte do programa dos Jogos Pan-Americanos desde sua primeira edição, em Buenos Aires-1951, mas as mulheres só foram incluídas em Santo Domingo-2003.
A campanha de Giullia Penalber
Para conquistar o ouro, Giullia fez uma campanha de três vitórias. Antes da final, ela havia passado pela estadunidense Xochitl Mota-Pettis e pela cubana Angela Alvarez, ambas por encostamento. Já na grande decisão, ela encontrou Hannah Taylor, numa reedição da final do Pan-Americano de 2020, e, assim como aconteceu daquela vez, a brasileira levou a melhor após um combate apertado.
A brasileira abriu o placar no primeiro minuto, mas a canadense conseguiu o empate de antes do término da primeira metade da luta. A canadense recebeu um ponto no início da segunda metade, depois que a brasileira pisou fora da área de combate, mas logo em seguida, Giullia conseguiu derrubá-la, passando a frente em 6 a 3. Taylor chegou a empatar o duelo, mas a brasileira teve a vantagem e saiu vencedora.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Ex-judoca, Giullia Penalber é natural do Rio de Janeiro e tem 31 anos de idade. Ela já foi bicampeã pan-americana de wrestling (2020 e 2021) e foi vice-campeã neste ano. A lutadora busca sua primeira participação em Jogos Olímpicos e precisará ficar entre as duas melhores atletas do Pré-Olímpico das Américas, em março do ano que vem, para ir a Paris-2024.