Siga o OTD

Santiago 2023

Giullia Penalber vai à final e busca segundo ouro do wrestling em Pans

Giullia Penalber supera duas adversárias por encostamento, vai à final do Pan e pode conseguir medalha histórica para o wrestling

Na imagem, Giullia Penalber ouro Ranking Series Wrestling Jogos Sul-Americanos Assunção 2022 Jogos Pan-Americanos Santiago-2023 wrestling
(Foto: UWW/Arquivo)

Santiago – Tem Brasil na final do wrestling! Giullia Penalber se garantiu na grande final da categoria até 57kg do estilo feminino dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. A brasileira venceu duas adversárias nesta quinta-feira (2), no espaço de lutas do Centro Nacional de Treinamento Olímpico do Chile, e vai enfrentar a canadense Hannah Taylor no duelo pelo ouro. O combate acontece ainda hoje, às 17h40.

Medalhista de bronze em Lima-2019, Giullia Penalber chegou em Santiago-2023 como uma das principais favoritas da categoria. Ela tomou um susto em sua estreia: sua adversária de quartas de final, a norte-americana Xochitl Mota-Pettis abriu 5 a 0 logo no início. No entanto, a brasileira não se abateu e conseguiu um encostamento logo na sequência, finalizando o combate.

Em seguida, pela semifinal, a carioca de 31 anos encarou a cubana Angela Alvarez. A luta começou amarrada, sem grandes ações por parte das duas atletas, até que a brasileira foi veloz em um dos movimentos e projetou a adversária, conseguindo o encostamento. Assim, Giullia se garantiu na final, onde enfrentará a canadense Hannah Taylor.

Giullia Penalber durante luta contra cubana nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
Giullia em sua segunda luta em Santiago (Foto: Nicolas Klein/Santiago 2023 via Photosport)

Giullia Penalber busca a segunda medalha de ouro da história do wrestling brasileiro em Jogos Pan-Americanos. A única vez que uma atleta do país subiu no lugar mais alto do pódio em Pans foi em Toronto-2015, quando Joice Silva triunfou na categoria até 58kg. Além desse único pódio dourado, o Brasil tem seis pratas e sete bronzes.

Ex-judoca, Giullia Penalber é uma das principais lutadoras de wrestling do Brasil. Ela já foi bicampeã pan-americana, com conquistas em 2020 e em 2021, e foi medalhista de prata na competição deste ano. Ela busca sua primeira participação em Jogos Olímpicos, uma vez que falhou nas classificações para a Rio-2016 e em Tóquio-2020.

Outros brasileiros

Mais dois brasileiros entraram em ação no wrestling em Santiago-2023 nesta quinta-feira, mas nenhum deles chegou às lutas decisivas. Vice-campeão continental sub-20 no ano passado, Guilherme Porto perdeu para o porto-riquenho Ethan Ramos, por encostamento, nas quartas de final da categoria até 86kg do estilo livre. O brasileiro ainda para saber se voltaria à repescagem, mas seu algoz caiu logo na semifinal e ele acabou eliminado.

Mato-grossense, Guilherme tem 21 anos e disputa sua primeira edição de Jogos Pan-Americanos. Ele é um dos atletas mais talentosos do wrestling brasileiro, competindo tanto no estilo greco-romano quanto no estilo livre. Para Santiago, ganhou a vaga de última hora depois que Bruno Nicoletti, vencedor da seletiva nacional, se lesionou e não se recuperou a tempo da competição.

Árbitro ergue o braço de Thalia Oliveira após vitória no Pan de wrestling
Thalia Oliveira conquistou uma vitória em Santiago (Foto: Nicolas Klein/Santiago 2023 via Photosport)

Já Thalia Oliveira (50kg) competiu em uma categoria com apenas sete atletas inscritas, em que as lutadoras foram divididas em dois grupos. A brasileira caiu na chave com outras três lutadoras, vencendo uma e perdendo duas. Ela foi superada pela cubana Yusnelys Guzmán (10 a 0) e pela venezuelana Mariana Rojas (6 a 1) e derrotou a panamanhea Yorlenis Morán, por 9 a 6. No entanto, não passou de fase.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Santiago 2023