Santiago – Tem Brasil na final do wrestling! Giullia Penalber se garantiu na grande final da categoria até 57kg do estilo feminino dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. A brasileira venceu duas adversárias nesta quinta-feira (2), no espaço de lutas do Centro Nacional de Treinamento Olímpico do Chile, e vai enfrentar a canadense Hannah Taylor no duelo pelo ouro. O combate acontece ainda hoje, às 17h40.
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
- Sporting, de Edy Oliveira, vence o PSG pela Champions League
Medalhista de bronze em Lima-2019, Giullia Penalber chegou em Santiago-2023 como uma das principais favoritas da categoria. Ela tomou um susto em sua estreia: sua adversária de quartas de final, a norte-americana Xochitl Mota-Pettis abriu 5 a 0 logo no início. No entanto, a brasileira não se abateu e conseguiu um encostamento logo na sequência, finalizando o combate.
Em seguida, pela semifinal, a carioca de 31 anos encarou a cubana Angela Alvarez. A luta começou amarrada, sem grandes ações por parte das duas atletas, até que a brasileira foi veloz em um dos movimentos e projetou a adversária, conseguindo o encostamento. Assim, Giullia se garantiu na final, onde enfrentará a canadense Hannah Taylor.
Giullia Penalber busca a segunda medalha de ouro da história do wrestling brasileiro em Jogos Pan-Americanos. A única vez que uma atleta do país subiu no lugar mais alto do pódio em Pans foi em Toronto-2015, quando Joice Silva triunfou na categoria até 58kg. Além desse único pódio dourado, o Brasil tem seis pratas e sete bronzes.
Ex-judoca, Giullia Penalber é uma das principais lutadoras de wrestling do Brasil. Ela já foi bicampeã pan-americana, com conquistas em 2020 e em 2021, e foi medalhista de prata na competição deste ano. Ela busca sua primeira participação em Jogos Olímpicos, uma vez que falhou nas classificações para a Rio-2016 e em Tóquio-2020.
Outros brasileiros
Mais dois brasileiros entraram em ação no wrestling em Santiago-2023 nesta quinta-feira, mas nenhum deles chegou às lutas decisivas. Vice-campeão continental sub-20 no ano passado, Guilherme Porto perdeu para o porto-riquenho Ethan Ramos, por encostamento, nas quartas de final da categoria até 86kg do estilo livre. O brasileiro ainda para saber se voltaria à repescagem, mas seu algoz caiu logo na semifinal e ele acabou eliminado.
Mato-grossense, Guilherme tem 21 anos e disputa sua primeira edição de Jogos Pan-Americanos. Ele é um dos atletas mais talentosos do wrestling brasileiro, competindo tanto no estilo greco-romano quanto no estilo livre. Para Santiago, ganhou a vaga de última hora depois que Bruno Nicoletti, vencedor da seletiva nacional, se lesionou e não se recuperou a tempo da competição.
Já Thalia Oliveira (50kg) competiu em uma categoria com apenas sete atletas inscritas, em que as lutadoras foram divididas em dois grupos. A brasileira caiu na chave com outras três lutadoras, vencendo uma e perdendo duas. Ela foi superada pela cubana Yusnelys Guzmán (10 a 0) e pela venezuelana Mariana Rojas (6 a 1) e derrotou a panamanhea Yorlenis Morán, por 9 a 6. No entanto, não passou de fase.