Assim como aconteceu com o feminino pela manhã, o Brasil perdeu para os Estados Unidos por 24 a 7, na tarde desta quarta-feira (1º), no encerramento da primeira fase do torneio masculino de polo aquático no Pan de Santiago-2023. Com o resultado, o time brasileiro ficou em segundo lugar no grupo A e aguarda para saber quem enfrentará nas quartas de final.
- Sem Gui Santos, Warriors vence Wizards na NBA
- Mackenzie vence pela primeira vez na Superliga após 12 anos
- Flamengo atropela Caxias e assume a liderança do NBB
- Laura Pigossi se recupera de revés e avança nas duplas em Cáli
- Davi Fujii e Karina Senaga avançam aos playoffs em Caracas
Brasil e Estados Unidos haviam vencido suas duas primeiras partidas na competição e, por isso, lutavam pela primeira colocação da chave. Franco favorito, os EUA fizeram um primeiro tempo dominante e foram para o intervalo com 13 a 2 de frente. Já no segundo tempo, a equipe ianque rodou sua equipe, mas ainda se manteve constante na partida e fechou o duelo em 4 a 7.
Os irmãos Pedro e Rafael Vergara marcaram dois gols cada, enquanto Luís Ricardo, Gustavo Coutinho e Beto Freitas fizeram um gol. Pelo lado dos Estados Unidos, Hannes Daube fez cinco gols, Ryder Dodd marcou quatro, enquanto Alexander Bowen e Benjamin Hallock anotaram três cada. Somente quatro jogadores estadunidenses, incluindo os dois goleiros, não balançaram as redes.
Os Estados Unidos são a principal potência do polo aquático das Américas. Tratando-se da disputa masculina, o país medalhou no polo aquático em todas as 18 edições de Jogos Pan-Americanos. Foram 13 ouros, quatro pratas e um bronze. A equipe ianque acumula sete títulos pan-americanos consecutivos e não sabe o que é perder uma partida do Pan desde 1991.
Sequência da competição
Apesar da derrota, o Brasil segue na competição. O torneio de polo aquático nos Jogos Pan-Americanos conta com oito equipes, divididas em dois grupos. A primeira fase serve apenas para definir os cruzamentos do mata-mata, uma vez que todas avançam para as quartas de final. Na próxima fase, o Brasil vai encarar Chile ou Cuba, que se enfrentam ainda nesta quarta-feira.
O Pan de Santiago-2023 serve como classificatório olímpico do polo aquático para Paris-2024. O campeão de cada naipe carimbará o passaporte para a a capital francesa. Os Estados Unidos ainda não têm vaga assegurada nem no masculino e nem no feminino e, por isso, vieram com força máxima para a competição.