8 5
Siga o OTD

Santiago 2023

Equipe brasileira declara ‘missão cumprida’ com vaga olímpica

Depois de conquistar o bronze por equipes no CCE, a equipe brasileira comemorou a vaga olímpica e já pensa no trabalho para Paris

Na imagem, equipe brasileira desfilando com os trajes de gala dos cavalos.
Equipe brasileira desfilando com os trajes de gala dos cavalos. Foto: Luis Ruas / CBH

Neste domingo (29), a equipe brasileira do Concurso Completo de Equitação conquistou o bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Desse modo, o Brasil garantiu uma das duas vagas disponíveis para o continente americano, já que os Estados Unidos, que foram prata, já tinham o passaporte carimbado. Logo após receberem as medalhas, os cavaleiros decretaram “missão cumprida” com o objetivo de ir para Paris 2024.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Palavra dos medalhistas

Os quatro brasileiros da equipe que competiu no hipismo, mais o atleta reserva, falaram de como foi o desempenho da prova. Primeiramente, Rafael Losano, que ficou em nono no individual: “Espetáculo! Essa era nossa primeira missão. Infelizmente, perdemos a prata, coisa de prova, isso acontece. Mas os quatro cavalos estão com muita saúde e prontos para lutar pelo ano que vem”, ressaltando a importância dos animais que acompanham os cavaleiros.

O segundo integrante da equipe bronzeada, Carlos Parro, 11º no individual, foi enfático: “Missão cumprida! É o que temos falado o tempo todo, viemos aqui para conseguir a vaga para Paris e o objetivo foi cumprido”. Em seguida, Ruy Fonseca, 12º, completou: “Muito contente. Estou com um bom cavalo para prova de salto e é sempre bom termos um 0 e ajudar a equipe. Acho que a missão foi cumprida por todos nós. Agora é trabalhar, a partir de amanhã para Paris”, se referindo a ter zerado o percurso e já pensando no passo seguinte.

Por fim, Márcio Jorge, que ficou com a medalha de prata no individual, e Vinícius Albano, reserva da equipe também deram depoimentos. “A competição inteira foi super legal, estou muito feliz com tudo. O cavalo (Castle) Howard Casanova se comportou muito bem desde o primeiro dia. Fez um bom adestramento, fiquei muito feliz com ele no cross, ele é um bom saltador, muito cuidados. Lógico, sempre tem a pressão todos os dias, porém no final é pouco maior. Mas foi tudo bem”, declarou Márcio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Todo atleta quer estar em pista, mas sou muito grato a tudo o que está acontecendo comigo, por ter vindo ao meu primeiro Pan-Americano. Aprendi muito com eles (restante da equipe) e com outros cavaleiros”, finalizou Vinícius.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Santiago 2023