Santiago – A Colômbia venceu o México por 10 a 2 na manhã desta quinta-feira (26), resultado que coloca o Brasil na grande final do beisebol de Santiago 2023. Com isso, garante a primeira medalha da história da modalidade nos Jogos Pan-Americanos. A partida valeu pela primeira rodada do quadrangular que vai definir quem disputará o ouro e quem jogará pela medalha de bronze. O adversário do Brasil na decisão ainda não está definido, mas os atletas estão a uma vitória de concretizar o sonho.
O quadrangular, chamado Super Rodada, tem os dois primeiros colocados de cada grupo da fase de classificação. Brasil e Colômbia, do Grupo B, e México e Panamá, do Grupo A. Cada time joga duas vezes, apenas com adversários da outra chave e levando os resultado que tiveram contra o rival do próprio grupo. Como o Brasil venceu a Colômbia, entrou com 1-0. Na quarta (27), a seleção bateu o Panamá, fez 2-0 e faltam ainda dois jogos, marcados para sexta-feira: Brasil e México às 15h e Panamá e Colômbia às 9h30. O México tem duas derrotas e não pode mais superar o Brasil. Panamá e Colômbia tem uma vitória e uma derrota cada, então apenas um deles poderia no máximo igualar a campanha brasileira.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Feito atrás de feito
A inédita medalha do beisebol brasileiro no Pan premia uma campanha que já era histórica. O Brasil nunca havia chegado até uma Super Rodada. A melhor classificação até Santiago 2023 foi um sétimo lugar no Rio 2007. Agora, na capital chilena, venceu gigantes da modalidade no planeta, como a Venezuela, sexta do ranking mundial, e Cuba, dona de nada menos do que doze ouros em Jogos Pan-Americanos em um total de 18 edições. Os cubanos ganharam dez seguidas, entre 1971 e 2007. Derrotou também a Colômbia e Panamá, onde o esporte tem liga profissional. O Panamá foi um dos algozes da seleção na mais recente qualificatória para o World Baseball Classic, o maior torneio de seleções do mundo.