Siga o OTD

Santiago 2023

Brasil vence outra e pódio inédito no beisebol pode vir nesta 5ª

Seleção derrotou o Panamá, continua com 100% de aproveitamento nos Jogos Pan-Americanos e pode garantir vaga na final mesmo sem entrar em campo

André Rienzo brasil panamá beisebol jogos pan-americanos santiago 2023 pan
(Natan Pires/Tailgate Zone)

Santiago – A seleção brasileira de beisebol venceu mais uma nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 e está mais próximo do que nunca da inédita medalha. A equipe bateu o Panamá por 5 a 3 na tarde desta quarta-feira (25), pela primeira rodada da Super Ronda, e estará na grande final caso a Colômbia derrote o México na quinta (26). O jogo começa 9h30. Se os colombianos vencerem, o Brasil decide a vaga na final contra o México na sexta (27), a paftir das 15h. Mexicanos e colombianos, aliás, estiveram no Centro de Beisbol y Softbol acompanhando o confronto.

A Super Ronda é um quadrangular de onde saem os times que disputaram a final e o bronze do Pan. Os dois primeiros decidem o ouro e o terceiro e o quarto brigam pelo terceiro lugar. O Brasil lidera com duas vitórias e o Panamá tem uma vitória e uma derrota. México e Colômbia tem uma derrota cada. Cada seleção joga duas vezes, Brasil e Colômbia não se enfrentam porque já jogaram na primeira fase do torneio, com vitória brasileira, que entra na conta do quadrangular. O mesmo vale para México e Panamá. As medalhas do beisebol do Pan serão decididas no sábado (28).

Osvaldo Carvalho brasil panamá beisebol jogos pan-americanos santiago 2023 pan
Osvaldo Carvalho impulsionou três corridas na última entrada (Natan Pires/Tailgate Zone)

Home run

O Brasil começou no bastão e logo na primeira entrada Victor Coutinho acertou uma paulada para o campo esquerdo e mandou a bola por cima do muro. Primeiro home run da seleção nos Jogos Pan-Americanos e 1 a 0 no placar. O Panamá empatou na baixa da segunda, após muita pressão do ataque e dois erros da defesa brasileira. Apesar da corrida sofrida, o saldo não foi dos piores, porque Murilo chegou a arremessar com bases lotadas e apenas um eliminado. Uma bola voadora defendida por Victor Coutinho na primeira base e um strike out evitaram a virada.

Na baixa da terceira, o Panamá chegou na primeira base logo com o primeiro rebatedor. Porém, ele tentou roubar a segunda e foi pego em um belo arremesso do catcher Gabriel Barros para Lucas Rojo. Um novo erro da defesa brasileira, seguido de uma bolada de Murilo no rebatedor panamenho, deixou as duas primeiras bases com corredores. Novamente as bases ficaram lotadas e a seleção fez a primeira mudança de arremessador, entrando o experiente André Rienzo. E ele tirou o time do buraco. Da quarta entrada em diante, os ataques perderam força e o jogo de beisebol seguiu sem ameaça para as defesas.

Osvaldo Paulada

A emoção voltou com tudo na sétima entrada. Primeiro com o jogo de bola curta brasileiro dando as caras. Duas rebatidas simples e um bunt lotaram as bases sem nenhum eliminado. Foi quando Osvaldo levantou a arquibancada com uma paulada pro campo central que quase passou o muro e valeu três corridas para o Brasil. Tinha mais. Com um corredor na segunda, Coutinho impulsionou a quinta corrida. Brasil 5 a 1 a três eliminações da quarta vitória no torneio de beisebol do Pan.

Reação panamenha

Na baixa da sétima, o Panamá não se entregou e, em uma dupla, chegou na segunda base sem eliminados. A seguir, Edgard Mendoza bateu um home run e o jogo ficou 5 a 3. Foi quando Pardinho subiu no montinho. O arremessador eliminou o primeiro, mas cedeu duas bases e os panamenhos passaram a ficar com a virada no bastão. Novo contato do ataque, o segundo eliminado, mas corredores na segunda e na terceira. Pardinho precisava ejetar só mais um. E foi num strike out!

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Santiago 2023