Santiago – Havia muito pouca expectativa em cima do que a seleção brasileira de beisebol poderia fazer nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Em um grupo com duas das nações mais tradicionais da modalidade, Venezuela e Cuba, parecia que a única coisa a fazer seria tentar ganhar da Colômbia, a outra integrante da chave. Ainda assim seria difícil, os colombianos também têm uma liga profissional. Passados exatos oito dias, tudo mudou. O Brasil bateu os três primeiros adversários, classificou-se pela primeira vez na história para a Super Rodada e, nela, derrotou o tradicional Panamá.
A campanha de quatro vitórias em quatro jogos é a única invicta de todas as oito seleções no torneio de beisebol dos Pan de Santiago. O Panamá, um dos algozes da seleção nas eliminatórias para a World Baseball Classic, estava 3-0 até perder para a seleção por 5 a 3 nesta quarta-feira (25). Essa quarta vitória deixou o Brasil muito perto da final dos Jogos, vaga confirmada na quinta (26), com uma rodada de antecedência, após a Colômbia derrota o México.
Aprendendo a correr
Com o novo cenário, uma palavra entrou no vocabulário dos atletas: ouro. “Cada passo que a gente dá, vamos acreditando um pouco mais no que viemos trabalhando lá de trás. Queríamos classificar e classificamos. Só que não estamos felizes só com isso, agora queremos ir em busca da medalha e queremos ir atrás do ouro”, disse o experiente arremessador André Rienzo, primeiro brasileiro a começar um jogo no montinho por um time da Major League Baseball (MLB), a principal liga de beisebol dos Estados Unidos. “A gente vai caminhando e aprende a correr. Por que não sonhar? Se a gente sonha, não deixamos de ser criança nunca. E eu sou uma criança grande.”
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Eric Pardinho, também arremessador na MLB, é outro mostrando que o ouro entrou na pauta. “O foco é um só: o ouro! Estamos buscando a meta mais alta, independente do que ocorra nos resultados, estaremos preparados para o mais difícil”, afirmou o atleta do Vancouver Canadians, time do Toronto Blue Jays que joga uma das ligas menores na liga profissional estadunidense. E, não se engane, não confunda confiança com deslumbramento: “Eu acredito no potencial que tenho, todo o trabalho que fiz o ano inteiro. É não pensar e só jogar. Deixar que todo o trabalho que eu fiz antes, saia naturalmente.”
Não me acorda!
Na vitória sobre o Panamá, Osvaldo Carvalho foi um dos atletas mais decisivos do Brasil. Com uma paulada para o campo central externo, impulsionou três corridas na parte alta da última entrada, desempatando o jogo e colocando 4 a 1 no placar. O jogo terminou 5 a 3. “Se for um sonho, não me acorda, porque está maravilhoso!”, disse, ainda no campo do Centro de Béisbol y Sóftbol, palco do torneio de beisebol dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. “Não tem sensação melhor. É inexplicável isso que está acontecendo. Nosso preparo foi bastante duro no começo do ano. Vamos atrás dessa medalha, vamos buscá-la.”
*Contribuiu Juvenal Dias.