Encerrou-se o prazo para que cidades manifestem o interesse em sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. Na manhã deste sábado (1), a Panam Sports, que organiza os eventos, confirmou que recebeu as inscrições da candidatura Brasileira de Rio de Janeiro e Niterói, assim como a de Assunção, no Paraguai.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
A candidatura do Brasil foi aprovada pela Assembleia Geral do Comitê Olímpico do Brasil nesta semana. Inicialmente, seria feita uma votação para decidir entre a proposta de Rio e Niterói e uma candidatura de São Paulo. Mas a capital paulista desistiu do processo e anunciou apoio às cidades fluminenses, que foram avalizadas pelo COB. A Assembleia Geral aprovou a candidatura após a entrega de uma carta aos prefeitos de Rio de Janeiro e Niterói com uma série de exigências.
O Brasil já sediou os Jogos Pan-Americanos em duas ocasiões: em 1963 em São Paulo e em 2007 no Rio de Janeiro. Para 2031, a candidatura brasileira usaria alguns locais de competições utilizados em 2007 e nos Jogos Olímpicos de 2016.
Brasil x Paraguai
O adversário do Brasil na disputa pelo Pan de 2031 será o Paraguai. Assunção tenta receber os Jogos Pan-Americanos pela primeira vez. A capital paraguaia sediou os Jogos Sul-Americanos de 2022 e vai receber os Jogos Pan-Americanos Júnior de 2025. Assunção se candidatou para o Pan de 2027, após a Colômbia perder o direito de sediar o evento, mas perdeu para Lima, no Peru.
A partir de fevereiro, Rio/Niterói e Assunção vão receber da Panam Sports a documentação para preparar a candidaturas oficial, que deve ser entregue até dia 30 de abril. Em 1º de maio, as cidades que cumprirem todos os requisitos se tornarão candidatas a sediar os Jogos. O resultado final está previsto para sair em agosto de 2025.
Você deve estar logado para postar uma comentário Login