Terminada a primeira fase do Campeonato Mundial de Handebol Masculino, o Brasil já sabe quem serão os próximos rivais na segunda fase da competição. Com a definição do grupo F nesta segunda-feira (20), a Seleção Brasileira está no grupo III e vai encarar Suécia, Espanha e Chile na briga por um lugar nas quartas de final.
+Tabela do Campeonato Mundial de Handebol Masculino de 2025
A Seleção Brasileira conseguiu um bom aproveitamento na primeira fase do Mundial. Pelo grupo E, a equipe verde-amarela estreou com uma vitória épica diante da Noruega, anfitriã do torneio. Em seguida, veio um balde de água fria com a derrota para Portugal depois de ir para o intervalo vencendo o jogo. As coisas pareciam desajustadas no primeiro tempo contra os Estados Unidos, mas os brazucas atropelaram na segunda etapa e se classificaram com a segunda posição.
O Main Round
Na segunda fase do Mundial de Handebol, chamada de Main Round ( ou rodada principal na tradução livre), são formandos novos quatro grupos com os três melhores colocados da primeira fase. Dessa forma, os Guerreiros do Brasil, que estiveram na chave E, vão cruzar com o trio classificado do grupo F.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Além disso, outro aspecto importante do Main Round é que as equipes carregam os resultados da primeira fase, para se somar com as feitas nela. Dessa forma, o Brasil só vai jogar contra Suécia, Espanha e Chile, enquanto entra na chave com os pontos somados diante de Noruega e Portugal. As duas melhores equipes avançam às quartas de final.
O freguês
Abrindo a segunda fase, o Brasil vai encarar o Chile na quarta-feira (22), a partir das 11h30 (horário de Brasília). O duelo sul-americano deve ser a parada mais fácil na busca por um lugar no mata-mata do Mundial. Dessa forma, vencer se torna uma obrigação caso o time brasileiro queira se classificar para s quartas de final.
O Chile é um freguês histórico do Brasil. No Sul-Centro Americano do ano passado, o time brasileiro acabou levando a melhor com o placar de 34 a 28. A última grande derrota da seleção brasileira para os chilenos ocorreu nos Jogos Pan-Americanos de 2019. Com o placar de 32 a 29 na semifinal, eles jogaram uma decisão do Pan pela primeira vez.
O bicho-papão
Tetracampeã mundial, atrás somente da França no número de títulos, o Suécia pode ser considerada como um dos bichos-papões da competição. Embora não conquiste o torneio de 1999, a equipe sueca marcou presença entre os quatros primeiros colocados nas últimas duas edições, ficando com o vice-campeonato em 2021.
A Suécia chegar para a segunda fase como líder do grupo F. Nas duas primeiras rodadas, não encontrou problemas contra Japão e Chile e conquistou vitórias com uma margem grande de gols. Tal saldo foi essencial para se manter na ponta após o empate contra a Espanha na última rodada. Os suecos começaram na frente e tinha vantagem até o minuto final, mas os espanhóis conseguiram a igualdade.
O jogo entre Brasil e Suécia está marcado para a sexta-feira (24), às 14h (horário de Brasília). A equipe brasileira não é favorita contra os suecos, mas já provou que pode jogar de igual para igual com as grandes seleções. Dessa forma, com a derrota prevista, somar pontos (empate ou vítoria) nesse jogo encaminharia a classificação.
O time engasgado
Bicampeã mundial (2005 e 2013) e medalhista de bronze nas últimas duas Olimpíadas, a Espanha se consolidou como umas das principais forças do handebol europeu. Os espanhóis ficaram com o terceiro lugar dos dois mundiais passados e querem voltar a disputar uma decisão após 12 anos.
Assim como a Suécia, a Espanha não encontrou dificuldades nas primeiras duas rodadas da primeira fase. Apesar dos placares elásticos contra Chile e Japão, os espanhóis acabaram com o segundo lugar do grupo por conta de dois gols de diferença no saldo. Além disso, vale destacar a reação no segundo tempo contra a Suécia, buscando o empate no minuto final.
O jogo entre Brasil e Espanha vai fechar a segunda fase do Mundial e deve ser fundamental para a classificação brasileira. Por isso, é provável que a equipe precise somar pontos para avançar. A partida está marcada para o domingo (26), a partir das 14h (horário de Brasília). O confronto mais recente entre as duas seleções aconteceu no Pré-Olímpico, em 2024. O time verde-amarelo jogou bem e chegou a liderar o placar naquela oportunidade. No entanto, a seleção europeia, mesmo com a vaga garantida na Olimpíada, conseguiu a virada na reta final e acabou com o sonho de Paris.
Você deve estar logado para postar uma comentário Login