O Brasil vai com uma geração nova para o Campeonato Mundial de handebol masculino que começa nesta terça-feira (14) na Noruega, Croácia e Dinamarca. Uma das principais caras dessa renovação é Bryan Monte. O ala esquerdo da seleção brasileira tem apenas 21 anos, mas já está em sua segunda temporada no handebol europeu, jogando pelo Montpellier, da França. E mesmo com pouco tempo de seleção, o atleta já é uma das referências do ataque brasileiro.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Bryan Monte vai para o seu segundo Campeonato Mundial, após fazer a sua estreia na última edição em 2023. Na época, o atleta ainda jogava no handebol nacional, no Pinheiros. Após fazer boas partidas pela seleção, o atleta chamou atenção do Montpellier, tradicional time do handebol francês, e foi contratado pela equipe.
“Tá sendo uma experiência incrível, um outro nível de handebol. Porque a gente sai do Brasil com uma determinada estrutura de jogo e a gente chega lá e se depara com diversas maneiras de jogar porque o jogo proporciona isso em diferentes países. Eu estou muito contente lá, de verdade mesmo. Aprendi muito no ano passado com o Patrice Canayer, que era um treinador que estava no time já há 30 anos. Esse ano mudou todo o staff e estou me adaptando cada vez mais. Gostando muito da experiência de estar lá e poder contribuir com a equipe nas vitórias”, disse o atleta em entrevista ao Olimpíada Todo Dia.
Artilheiro na Champions
Com um bom faro de gol, Bryan Monte se destacou de cara na equipe francesa. O atleta anotou 108 gols na sua primeira temporada na Liga Francesa, além de 72 gols na Champions League de handebol masculino, sendo o artilheiro da equipe na competição continental e terminando o evento entre os 20 maiores goleadores da temporada.
“Foi um marco que eu não tinha noção porque não sou um tipo de pessoa que fica olhando sempre as estatísticas. E quando saiu essa lista eu pensei: caramba, eu marquei tudo isso de gol?”, brincou Bryan Monte. Nesta temporada, o Montpellier disputa a Liga Europeia, já que a equipe terminou em terceiro lugar na Liga Francesa do ano passado. “Estamos na segunda fase e brigando para ir ao final four em Hamburgo no mês de maio”, explicou o atleta.
Expectativa para o Mundial
Bryan Monte é um dos poucos nomes do Brasil que já disputou um Campeonato Mundial, mesmo ainda sendo um dos caçulas do elenco. Ao todo, dez dos 18 atletas convocados vão disputar a competição pela primeira vez. “O Grupo deu uma renovada. Tem alguns nomes que já estavam na última convocação para o Pré-Olímpicos. E a chegada de novos talentos, como o Renan, o Marquinhos, entre outros que estão agregando no grupo e fazendo que essa renovação venha da melhor maneira possível”, afirmou o atleta.
A estreia do Brasil no Campeonato Mundial será na quarta-feira (15) contra a Noruega. Mas Bryan Monte é uma dúvida para a primeira partida da equipe. O atleta teve um estiramento ligamentar grau um no tornozelo direito durante um amistoso pré-mundial contra a Alemanha. Ele está sendo monitorado pelo departamento médico da seleção e fazendo fisioterapia. A expectativa é que Bryan possa entrar em quadra ao longo da competição que vai até o dia 2 de fevereiro.
Você deve estar logado para postar uma comentário Login