8 5
Siga o OTD

Handebol

Brasil perde último jogo antes do Mundial em virada alemã

Brasil lidera jogo desde o início, mas sofre virada para a Alemanha após grande atuação do goleiro da seleção vice-campeã olímpica nos minutos finais da partida

Jean Pierre foi um dos destaques do amistoso entre Brasil e Alemanha
(Foto: Bruno Ruas/CBHb)

O Brasil encerrou sua preparação para o Campeonato Mundial de handebol masculino com uma derrota nos detalhes. No último amistoso da equipe antes da principal competição do ano, a seleção brasileira perdeu para a Alemanha em Hamburgo por 28 a 26. Os brasileiros cresceram na defesa em relação ao primeiro jogo entre as equipes e lideraram a maior parte do tempo. Mas uma atuação impecável do goleiro David Späth nos minutos finais da partida permitiu a virada alemã.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Defesa se destaca no primeiro tempo

O Brasil começou o jogo cometendo alguns erros no ataque, perdendo algumas oportunidades. Assim, a Alemanha abriu 4 a 2 no placar. Mas os brasileiros reagiram, com um bom trabalho defensivo, criando chances de contra-ataque e forçando turnovers para empatar o jogo. E em uma dessas jogadas, Thiagus Petrus bloqueou um chute alemão, dando início a um contra-ataque de Jean Pierre que colocou o Brasil pela primeira vez na liderança do placar. E após uma boa sequência no ataque, a seleção abriu três gols de vantagem: 11 a 8.

Nos minutos finais do primeiro tempo, o Brasil seguia com três gols de vantagem, quando ficou com vantagem numérica após a exclusão de um atleta da Alemanha. Mas a equipe brasileira cometeu dois erros importantes, com um ataque de Edney parando na trave e uma falta de Jean Pierre que causou um tiro de 7m e deixou os donos da casa encostarem de novo no placar: 14 a 13. Porém, novamente a defesa do Brasil voltou a aparecer para ajudar o time a ficar em vantagem. Os brasileiros anotaram três gols seguidos, dois deles em jogadas iniciadas em defesas do goleiro Rangel, para ir ao intervalo liderando por 17 a 13.

Goleiro alemão trava ataque brasileiro

No começo do segundo tempo, as duas equipes começaram trazendo pressão no ataque, utilizando os seus pivôs para marcar, com Guilherme Borges anotando três gols quase em sequência para o Brasil. O jogo chegou a ficar cinco minutos sem gols, em uma boa sequência dos goleiros que frearam chuva de gols dos primeiros minutos após o intervalo.

Na reta final do jogo, após uma exclusão do lado brasileiro, a Alemanha aproveitou uma roubada de bola em um momento onde o Brasil estava sem goleiro. Convertendo o contra-ataque, os vice-campeões olímpicos empataram em 23 a 23, faltando dez minutos para o final da partida. O Brasil reagiu com algumas finalizações da linha dos 9 metros, com Vinicios Panda convertendo dois gols dessa forma. Mas nos últimos lances do jogo, foi a hora do goleiro alemão David Späth crescer. Com suas defesas nas jogadas finais da partida, o Brasil travou no ataque. Dessa forma a Alemanha conseguiu emendar dois gols seguidos para vencer a partida por 28 a 26.

Jean Pierre terminou a partida como artilheiro do Brasil anotando cinco gols, todos no primeiro tempo. Destaques na segunda metade do jogo, Vinicios Panda e Guilherme Borges tiveram quatro gols cada. Gustavo Rodrigues (3), Marcos Silva (2), Haniel Langaro (2), Thiagus Petrus (1), Leandro Alves (1), Tarcísio Freitas (1), Denys Alessandro (1) e Acácio Marques (1) marcaram os outros gols brasileiros.
O Brasil estreia no Campeonato Mundial no dia 15 de janeiro contra a Noruega às 16h no horário de Brasília, com transmissão da Cazé TV. Em seguida, a seleção encara Portugal e Estados Unidos pra fechar a primeira fase da competição.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Handebol