No tira-teima das últimas sete edições de Campeonato Paulista de handebol masculino, Taubaté venceu Pinheiros e desempatou o duelo. No entanto, a quarta conquista dos últimos cinco anos veio no limite do desempate. Precisou de pênaltis para que a equipe do interior saísse vencedora e levantasse o caneco neste sábado (25).
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
O segundo e decisivo jogo da final ocorreu no Ginásio da Vila Aparecida, em Taubaté. Assim, a equipe da casa precisava reverter o placar do primeiro confronto, no qual o Pinheiros venceu por um gol de diferença. O empate dava o título para o time da capital e uma vitória por mais de dois gols, a conquista do Taubaté viria de forma direta.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Então, caso o Taubaté triunfasse pela diferença mínima, a partida se encaminharia para prorrogação. E foi justamente o que aconteceu. Faltava menos de dez segundos para acabar a partida no tempo regulamentar e o placar marcava 26 a 26. Desse modo, a cobrança de 7m fez o ginásio explodir de felicidade com a vitória do Taubaté.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
No entanto, a alegria não foi plena pois veio a aflição da prorrogação e 3 a 3 no primeiro tempo de cinco minutos. Muita tensão e nervosismo tomaram conta do embate, até o desfecho de 5 a 5. Portanto, uma nova prorrogação veio e mais um empate no final, com 11 a 11.
Hora da verdade
Aí, não teve jeito e as cobranças alternadas que decidiram. Nas primeiras de cada time, o Pinheiros converteu, mas o Taubaté não. Os dois arremessos seguintes foram para as redes. Em seguida foi a vez de Pinheiros perder e Taubaté empatar novamente. As quartas cobranças tiveram o mesmo caminho que as terceiras e o time da casa passou à frente. Portanto, o Pinheiros precisava converter para se manter na disputa e o fez. Mas o time amarelo e preto não desperdiçou e venceu por 4 a 3.
Desde 2016, apenas os dois times chegam à final do Campeonato. Não houve disputa em 2021. O Pinheiros conquistou em 16, 17 e 22. Por outro lado, o Taubaté, que tinha a hegemonia de 18, 19 e 20, retomou o trono com a quarta conquista em cinco anos.