A Federação Internacional de Ginástica (FIG) revelou mudanças no formato do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, com todas as finais concentradas no último dia de competição. A Arena Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, receberá o evento entre os dias 20 e 24 de agosto.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Pela primeira vez na história, a América do Sul será sede do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, com o Brasil recebendo o evento no Rio de Janeiro. Cada federação nacional poderá inscrever entre uma e três ginastas no individual, além de um conjunto formado por cinco atletas e uma reserva.
Para levar duas ou três representantes na competição individual, o país precisa atender a critérios específicos de ranqueamento: estar entre os 12 melhores da Europa, os quatro melhores da Ásia ou da América, ou ser o líder da África ou da Oceania. Além disso, por se tratar de um evento sênior, todas as ginastas devem ter, no mínimo, 16 anos completos em 2025, ou seja, nascidas em 2009 ou antes.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Novo formato
O Mundial de Ginástica Rítmica terá cinco dias de competição, começando com as classificatórias individuais nos dois primeiros dias. Nessa fase, no máximo duas ginastas por país competirão em seus respectivos aparelhos.
Ao término do segundo dia, as 18 finalistas do Individual Geral e as oito melhores de cada aparelho se definirão. No terceiro dia, as medalhistas do Individual Geral serão determinadas, concluindo a disputa pelo título.
No quarto dia, será a vez da competição dos conjuntos, com cada país apresentando duas rotinas: uma com cinco fitas e outra com três bolas e dois arcos. Essas apresentações servirão para definir as finais de cada rotina e determinar o pódio na soma das duas séries. Além disso, contribuirão para a somatória do título por equipes. Este último será concedido com base no somatório das oito pontuações dos aparelhos individuais de cada seleção, além das duas pontuações das rotinas de grupo.
No quinto e último dia, as finais de aparelhos, tanto individuais quanto de conjunto, acontecerão. No total, haverá finais em quatro aparelhos individuais e dois para os conjuntos.
Datas Mundial 2025:
20 – Classificação para os aparelhos Arco e Bola
21 – Classificação para Maças e Fita
22 – Final do Individual Geral, com as 18 melhores ginastas disputando o pódio
23 – Final do All-Around dos conjuntos, definindo o pódio do conjunto e também da equipe
24 – Finais individuais por aparelho (Arco, Bola, Maças e Fita) e Final dos conjuntos, reunindo todas as decisões em um só dia
Você deve estar logado para postar uma comentário Login