Classificação antecipada! A seleção brasileira de futebol masculino sub-20 conquistou, nesta segunda-feira (10), a vaga para a Copa do Mundo da categoria. A classificação veio graças ao triunfo de hoje diante do Paraguai, por 3 a 1. Os gols brasileiros foram marcados por Gustavo Prado, Rayan e Alisson Santana. O Brasil ainda tem mais dois compromissos pelo Sul-Americano: contra a Argentina, na quinta-feira (13) e diante do Chile, no próximo domingo (16).
Caminho espinhoso
A campanha brasileira no Sul-Americano Sub-20 começou com o pé esquerdo. Logo na primeira partida da fase de grupos, o Brasil sofreu uma goleada história diante da Argentina, por 6 a 0. O vexame colocou o elenco e o treinador Ramon Menezes sob pressão e como alvos de críticas da imprensa e da torcida.
Apesar disso, a seleção conseguiu se recuperar na competição, embalando duas vitórias consecutivas contra a Bolívia (2 a 1) e Equador (3 a 2). A equipe brasileira ainda sofreu uma derrota na última rodada, diante da Colômbia (1 a 0). Assim, o Brasil avançou ao hexagonal final na terceira colocação do Grupo B.
Nesta fase final do torneio, a seleção brasileira conquistou duas vitórias magras, tendo jogadores expulsos em ambos os jogos, diante do Uruguai e da Colômbia. Com o triunfo de hoje sobre o Paraguai, o Brasil alcançou os nove pontos e assegurou a vaga à Copa do Mundo Sub-20, mesmo com duas partidas ainda por jogar.
Isso porque, das seis seleções que disputam o hexagonal final, apenas uma ficará sem vaga para o Mundial. O Chile, apesar de ter perdido as duas primeiras partidas, já está garantido no torneio, pois será o país sede da Copa entre os dias 27 de setembro e 19 de outubro.
Assim como na primeira fase, o primeiro critério de desempate, em caso de igualdade de pontos, é o confronto direto. Com mais três rodadas a serem realizadas, o Uruguai pode apenas empatar a pontuação brasileira, mas ainda ficaria abaixo da Seleção, devido ao revés no confronto direto.
+ Tabela do Sul-Americano Sub-20 de futebol masculino
A partida
Brasil e Paraguai tiveram um começo de jogo equilibrado no calor do Estádio Olímpico de la Universidad Central de Venezuela. As duas equipes tiveram dificuldades para criar oportunidades nos minutos iniciais da partida. Porém, logo aos 14 minutos de jogo, a seleção brasileira abriu o placar na primeira chegada ao ataque.
A jogada do gol começou com Gustavo Prado tocando para Rayan na entrada da área. O atacante não devolveu muito bem o passe, mas Prado tomou a bola do adversário e chutou cruzado para fazer 1 a 0. Dois minutos depois o Brasil ampliou o placar com Rayan, que recebeu a bola de Pedrinho e tocou por entre as pernas do goleiro paraguaio.
A partida pegou fogo com os gols brasileiros e não tardou para o Paraguai dar uma resposta. Aos 24 minutos, Ángel Aguayo completou de cabeça o cruzamento de escanteio e diminuiu o placar. O gol deu ânimo aos paraguaios, que quase empataram o jogo minutos depois. No lance de perigo, o goleiro brasileiro Felipe Longo fez grande defesa no contrapé e salvou o Brasil.
A segunda etapa ganhou ares de tensão, com o Paraguai crescendo na partida e pressionando pelo empate. Com bola no travessão e constantes cruzamentos na área brasileira, o gol paraguaio parecia ser apenas questão de tempo. No entanto, praticamente na primeira chegada ao ataque do Brasil no segundo tempo, Pedrinho ganhou na velocidade, foi até a linha de fundo e cruzou forte para a pequena área. O goleiro adversário espalmou para o meio e Alisson Santana chegou para completar para o fundo das redes.
Placar final de 3 a 1 e Brasil classificado à Copa do Mundo Sub-20 de futebol masculino!
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Você deve estar logado para postar uma comentário Login