A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou mudanças nos campeonatos nacionais femininos para os próximos anos. Entre as principais novidades, estão o retorno da Copa do Brasil Feminino e o aumento gradual de clubes participantes em todas as divisões. Tais informações foram antecipadas pelo Planeta Futebol Feminino.
As alterações no calendário passaram por votação nesta sexta-feira (17), em uma reunião com os representantes de todos os clubes das três Competições Nacionais Femininas (Brasileirão A1, A2 e A3) e das Federações Estaduais.
Copa do Brasil Feminina e Supercopa
A principal novidade para a temporada de 2025 é o retorno da Copa do Brasil Feminina de futebol. A competição não aparecia no calendário do futebol feminino nacional desde 2016. Agora, o torneio vai contar com todos os clubes das três divisões. Os 64 times se enfrentam em eliminatórias de partidas únicas.
Com o retorno da Copa do Brasil, a Supercopa Feminina deve mudar de formato para 2026. Com isso, a competição ficará igual a versão masculina, reunindo o campeão brasileiro e da Copa do Brasil para um jogo único.
Aumento de clubes no Brasileirão Feminino
Outra medida que começa nesta temporada é o aumento progressivo de equipes participantes nas três divisões do futebol feminino. Na edição do Brasileirão Feminino A1 deste ano, somente duas equipes das 16 serão rebaixadas, ao invés de quatro como antes. Além disso, a Série A2 segue promovendo quatro clubes para elite nos próximos dois anos, enquanto rebaixa dois. Dessa forma, os dois campeonatos nacionais devem ter 20 clubes até 2027.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Em 2025, o Brasileirão Feminino A3 vai contar com 32 clubes na primeira fase distribuídos em 8 grupos. Esses times jogam a fase de grupos em jogos únicos neste ano, mas em 2026, a primeira fase terá jogos de turno e returno.
Brasileiros sub-20 e sub17 feminino
As divisões de base do futebol feminino nacional também sofreram alterações. Os campeonatos sub-20 e sub17 feminino aumentam o número de participantes ainda nesta temporada. Ambas as competições irão contar com 24 clubes. O critério de participação para 2025 ainda aguarda definição pela Diretoria de Competições após solicitação dos clubes na reunião.
Você deve estar logado para postar uma comentário Login