8 5
Siga o OTD

Esportes

BBB 25: relembre atletas que já participaram do reality

Paulo André, Vinícius Rodrigues, Key Alves, Marcelo Dourado, Fernando Fernandos e muitos outros esportistas já estiveram no BBB

Paulo André, 100 metros rasos, paris-2024, atletismo
(Foto: Wagner Carmo/ CBAt)

A TV Globo anunciou nesta quinta-feira (9) a lista de participantes do Big Brother Brasil 25. E nos últimos anos, representantes do mundo dos esportes têm sido presença garantida na lista de brothers e sisters. Neste ano, os ex-ginastas Diego e Daniele Hypólito foram os nomes confirmados no reality show. Abaixo, listamos mais alguns nomes de atletas e ex-atletas de modalidades olímpicas e paralímpicas que já ficaram confinados na casa mais vigiada do Brasil.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Paulo André Camilo (BBB 22)

O velocista Paulo André Camilo se destacou nas pistas em 2019, ano onde foi campeão no Mundial de Revezamentos, nos Jogos Mundiais Universitários e nos Jogos Pan-Americanos. Em 2022, PA aceitou o convite e foi para o BBB, onde terminou como vice-campeão. A participação no reality bombou as redes sociais do corredor, que se tornou o segundo atleta em atividade do atletismo mais seguido no mundo no Instagram na época, atrás apenas do indiano Neeraj Chopra, campeão olímpico do lançamento do dardo. No retorno às competições após o BBB, venceu o Troféu Brasil de 2023, mas sofreu com algumas lesões que limitaram o seu desempenho, ficando longe dos seus melhores resultados nos Jogos Olímpicos de Paris.

Fernando Fernandes e Tina Soares (BBB 2)

Fernando Fernandes participou da segunda edição do Big Brother Brasil em 2002, então apresentado como modelo e boxeador amador. Em 2009, sofreu um acidente automobilístico e ficou paraplégico. Ele se tornou atleta da paracanoagem e foi tricampeão mundial do K1 200m em 2010, 2011 e 2013.
No BBB2, Fernando protagonizou a principal briga da edição com outra atleta, Tina Soares. Na época, Tina era jogadora de futebol feminino, tendo passagens por Palmeiras e São Paulo.

Vinícius Rodrigues (BBB 24)

Vinícius Rodrigues com a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024 (Foto: Alexandre Schneider/CPB)
Vinícius Rodrigues com a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024 (Foto: Alexandre Schneider/CPB)

Outro velocista que já participou do Big Brother Brasil foi Vinícius Rodrigues. Recordista Mundial dos 100m rasos da classe T63 (para atletas com amputação acima do joelho), Vini participou do programa no ano passado. O atleta foi o quinto eliminado do programa, terminando na 21º posição. Dono de duas medalhas paralímpicas, Vinícius Rodrigues conseguiu um grande resultado em 2024 após a participação no BBB, conseguindo um bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris.

Marinalva Almeida (BBB 17)

A primeira atleta paralímpica a participar do Big Brother Brasil foi Marinalva Almeida. Após ficar em oitavo lugar na vela nos Jogos Paralímpicos Rio-2016, a paranaense foi para a casa mais vigiada do país. No BBB 17, Marinalva terminou na quinta posição, sendo eliminada quatro dias antes da final do programa.

Marcelo Dourado (BBB 4 e BBB10) e Marcelo Zulu (BBB 4)

A quarta edição do Big Brother Brasil teve dois representantes do mundo das lutas. Marcelo Zulu começou no jiu-jitsu e no MMA antes de virar atleta de wrestling. Tricampeão brasileiro na luta greco-romana, Zulu chegou na seleção brasileira, com participação nos Jogos Sul-Ameircanos de 2002 e nos Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro, onde ficou em oitavo lugar. O atleta entrou no BBB com a meta de ganhar o prêmio para investir na sua carreira esportiva, mas terminou na oitava posição.

Marcelo Dourado é faixa preta de judô e jiu-jitsu. Ele começou no mundo das lutas no wrestling, onde foi campeão gaúcho no estilo livre em 1988. Depois, na judô, conquistou mais um título estadual em 2000. Seus melhores resultados esportivos vieram no jiu-jitsu, com dois títulos brasileiros, um sul-americano e um vice-campeonato mundial na categoria master. No BBB 4, Marcelo Dourado terminou na sétima colocação. Mas ele voltou ao programa seis anos depois e foi campeão do BBB 10.

Key Alves (BBB 23)

Key Alves Foto: Divulgação/Instagram
Key Alves foi líbero do Osasco. (Foto: Divulgação/Instagram)

O vôlei também já foi representado no Big Brother. A líbero Key Alves participou do BBB 23 e ficou na 15ª posição. Key já teve passagens pelas seleções de base, onde foi campeã e eleita a melhor atleta da sua posição no Sul-Americano Sub-20 de 2018. A atleta já teve passagens por Sesi Bauru, Pinheiros e Osasco. Após a passagem no BBB, Key Alves não retornou ao clube paulista. Ela deve voltar a jogar neste mês na Liga dos Estados Unidos no LOVB Houston.

Pétrix Barbosa (BBB 20) e Lucas Chumbo (BBB 20)

Em 2020, foi a primeira vez que pessoas conhecidas entraram no programa ao lado de anônimos. E dois atletas foram selecionados para a edição. O ginasta Pétrix Barbosa foi o primeiro representante da modalidade no programa. Ele teve duas participações em Jogos Pan-Americanos, ganhando um ouro e uma prata com a equipe brasileira em 2011 e 2015, respectivamente. Posteriormente, o ginasta se mudou para Portugal e chegou a representar o país europeu no Mundial de 2019. O outro atleta foi Lucas Chumbo, craque do surfe de ondas grandes e irmão mais velho do atleta olímpico João Chianca. Mas na ocasião, os atletas não caíram nas graças do público e foram os primeiros eliminados do programa.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Esportes