8 5
Siga o OTD

Esportes de Inverno

Brasil chega ao Mundial de Esqui Alpino pra fazer história

Brasil disputa o Mundial de Esqui Alpino com três atletas na expectativa de conquistar resultados nunca antes obtidos

Lucas Pinheiro Braathen em prova da Copa do Mundo de esqui alpino Mundial de Esqui Alpino Brasil Áustria
(divulgação/@Vamosteampinheiro)

O Brasil chega ao Mundial de Esqui Alpino com a expectativa de fazer história. Serão três representantes a competir em Saalbach, na Áustria, buscando quebrar tabus que já duram praticamente seis décadas. O mundial começou no dia 4 de fevereiro e vai até o próximo dia 16.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

A primeira participação do Brasil em um Mundial de Esqui Alpino foi em 1966, em Portillo, no Chile. É a única edição realizada no hemisfério sul até hoje. O Time Brasil foi composto por Francisco e Luigi Giobbi, Michael Reis de Carvalho e Sergio Hamburger. Francisco Giobbi obteve o melhor resultado, 24º lugar na prova do combinado.

Lucas Braathen

Até hoje, nunca um atleta sul-americano foi ao pódio num Mundial de Esqui Alpino. A chance agora aparece com Lucas Braathen, atleta nascido na Noruega, mas filho da brasileira Alessandra Pinheiro Braathen. Ele chega entre os melhores do mundo nas chamadas provas técnicas, o slalom e o slalom gigante. Lucas foi jornal francês do L’Equipe na edição do último dia 7 de fevereiro.

O desempenho na temporada e o histórico dele permitem sonhar. Braathen já disputou 15 provas com as cores do Brasil em seu retorno ao circuito internacional da modalidade e conquistou três medalhas. Duas pratas, em Beaver Creek, nos EUA, e em Adelboden, na Suíça, e um bronze em Kitzbühel, na Áustria. Também possui três quartos lugares.

Aa medalha em Beaver Creek foi o primeiro pódio do país em uma competição deste nível em esportes de neve, o segundo em modalidades de inverno, logo após uma conquistada por Nicole Silvera no skeleton. Em 2023, Lucas Braathen venceu o título geral do slalom da Copa do Mundo de esqui alpino. As provas de slalom e slalom gigante serão nos dias 14 e 16 de fevereiro.

Ongaro e Brandtner

O Brasil ainda estará representado no Mundial de Esqui Alpino da Áustria por Giovanni Ongaro e Christoph Brandtner, outros dois atletas que também passaram a defender o país nessa temporada. Eles também competirão no slalom gigante e slalom. Ambos estão na corrida olímpica para Milão-Cortina 2026, já que o Brasil já garantiu uma vaga nos Jogos e, muito provavelmente, terá mais uma ou até duas.

O Mundial de Esqui Alpino Saalbach 2025 pode ser visto no Disney+. Confira abaixo a programação da última semana de provas. O horário é de Brasília.

Terça-feira, 11 de fevereiro
6h – Downhill feminino – Combinado
9h15 – Slalom feminino – Combinado

Quarta-feira, 12 de fevereiro
6h/9h – Classificatória do slalom gigante feminino
6h – Downhill masculino – Combinado
9h15 – Slalom masculino – Combinado

Quinta-feira, 13 de fevereiro
5h45/9h15 – Slalom gigante feminino
6h/9h – Classificatória slalom gigante masculino

Sexta-feira, 14 de fevereiro
6h/9h – Classificatória slalom feminino
5h45/9h15 – Slalom gigante masculino

Sábado, 15 de fevereiro
5h45/9h15 – Slalom feminino
6h/9h – Classificatória slalom masculino

Domingo, 16 de fevereiro
5h45/9h15 – Slalom masculino
Cerimônia de Encerramento

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Esportes de Inverno