O Brasil chega ao Mundial de Esqui Alpino com a expectativa de fazer história. Serão três representantes a competir em Saalbach, na Áustria, buscando quebrar tabus que já duram praticamente seis décadas. O mundial começou no dia 4 de fevereiro e vai até o próximo dia 16.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
A primeira participação do Brasil em um Mundial de Esqui Alpino foi em 1966, em Portillo, no Chile. É a única edição realizada no hemisfério sul até hoje. O Time Brasil foi composto por Francisco e Luigi Giobbi, Michael Reis de Carvalho e Sergio Hamburger. Francisco Giobbi obteve o melhor resultado, 24º lugar na prova do combinado.
Lucas Braathen
Até hoje, nunca um atleta sul-americano foi ao pódio num Mundial de Esqui Alpino. A chance agora aparece com Lucas Braathen, atleta nascido na Noruega, mas filho da brasileira Alessandra Pinheiro Braathen. Ele chega entre os melhores do mundo nas chamadas provas técnicas, o slalom e o slalom gigante. Lucas foi jornal francês do L’Equipe na edição do último dia 7 de fevereiro.
O desempenho na temporada e o histórico dele permitem sonhar. Braathen já disputou 15 provas com as cores do Brasil em seu retorno ao circuito internacional da modalidade e conquistou três medalhas. Duas pratas, em Beaver Creek, nos EUA, e em Adelboden, na Suíça, e um bronze em Kitzbühel, na Áustria. Também possui três quartos lugares.
Aa medalha em Beaver Creek foi o primeiro pódio do país em uma competição deste nível em esportes de neve, o segundo em modalidades de inverno, logo após uma conquistada por Nicole Silvera no skeleton. Em 2023, Lucas Braathen venceu o título geral do slalom da Copa do Mundo de esqui alpino. As provas de slalom e slalom gigante serão nos dias 14 e 16 de fevereiro.
- Curry anota 38 pontos e Warriors vencem Bucks pela NBA
- Laura Pigossi perde jogo ‘maluco’ nas duplas de Cancún
- Flamengo se recupera na BCLA e atropela Toros de Chiriquí
- Minas vence Biguá e fecha a fase de grupos da BCLA invicto
- Thiago Wild bate argentino de virada em Buenos Aires
Ongaro e Brandtner
O Brasil ainda estará representado no Mundial de Esqui Alpino da Áustria por Giovanni Ongaro e Christoph Brandtner, outros dois atletas que também passaram a defender o país nessa temporada. Eles também competirão no slalom gigante e slalom. Ambos estão na corrida olímpica para Milão-Cortina 2026, já que o Brasil já garantiu uma vaga nos Jogos e, muito provavelmente, terá mais uma ou até duas.
O Mundial de Esqui Alpino Saalbach 2025 pode ser visto no Disney+. Confira abaixo a programação da última semana de provas. O horário é de Brasília.
Terça-feira, 11 de fevereiro
6h – Downhill feminino – Combinado
9h15 – Slalom feminino – Combinado
Quarta-feira, 12 de fevereiro
6h/9h – Classificatória do slalom gigante feminino
6h – Downhill masculino – Combinado
9h15 – Slalom masculino – Combinado
Quinta-feira, 13 de fevereiro
5h45/9h15 – Slalom gigante feminino
6h/9h – Classificatória slalom gigante masculino
Sexta-feira, 14 de fevereiro
6h/9h – Classificatória slalom feminino
5h45/9h15 – Slalom gigante masculino
Sábado, 15 de fevereiro
5h45/9h15 – Slalom feminino
6h/9h – Classificatória slalom masculino
Domingo, 16 de fevereiro
5h45/9h15 – Slalom masculino
Cerimônia de Encerramento
Você deve estar logado para postar uma comentário Login