Uma das maiores notícias do esqui alpino no ano passado foi o retorno de Lucas Pinheiro Braathen ao circuito mundial. O brasileiro competia anteriormente pela Noruega, mas teve problemas com a Federação de Esqui do país, anunciando uma aposentadoria precoce em 2023. Em outubro de 2024, Lucas voltou para a Copa do Mundo de esqui alpino, dessa vez competindo pelo Brasil. Desde então, um mar de bandeiras verde e amarelas inundou montanhas pelo mundo em todas as etapas da competição, com o atleta tendo apoio maciço de brasileiros e de pessoas de outros países.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Lucas Pinheiro Braathen já era um nome badalado no esqui alpino, contando com vários torcedores quando competia pela Noruega. Afinal, ele era uma das estrelas do circuito, como campeão geral do slalom na temporada 2022/2023 e angariando torcedores com seu estilo agressivo de esquiar e com o seu carisma. Atualmente, a bandeira do Brasil sempre está nas arquibancadas da Copa do Mundo de Esqui Alpino. Um grupo que enche as montanhas de verde e amarelo é o Fan Clube Lucas Brazil. O Olimpíada Todo Dia conversou com Darka, uma das organizadoras do coletivo e que se encantou com o brasileiro dois anos atrás.
Eslováquia
Darka é da Eslováquia, país com tradição no esqui alpino. Ela costumava frequentar as Copas do Mundo na torcida para Petra Vlhova, a principal esquiadora do país e atual campeã olímpica no slalom feminino. Durante a etapa final da Copa do Mundo de 2022/2023, Darka e seus colegas ficaram junto do pai de Lucas Pinheiro Braathen na arquibancada. Ela conta que se emocionou com a felicidade dele ao ver o seu filho ser consagrado o melhor do mundo.
“Na verdade eu estava com o grupo da Petra Vlhová. E foi incrível porque quando ele venceu, tinha um homem que estava perto da gente e percebemos que era o pai dele. E quando o Lucas chegou ali pra encontrá-lo foi uma emoção tão forte que todo mundo ali começou a chorar”, contou.
Felicidade com o retorno
Após o momento de emoção em Andorra, Darka decidiu criar um fan clube para Lucas. Mas logo depois ele anunciou sua aposentadoria. Mesmo assim ela continuou com o trabalho e pouco antes do anúncio do retorno do atleta, ela conseguiu entregar para ele um adesivo do fan clube com a bandeirinha do Brasil. Coincidência ou não, dias depois ele anunciou a volta às competições pelo país de sua mãe.
“Nós conhecemos o Lucas pessoalmente em um evento de esqui. Eu dei para ele um dos nossos adesivos com a bandeira do Brasil e olhou para a gente e agradeceu. Quatro dias depois ele anunciou que ia competir pelo Brasil”, explicou.
Darka e cia. organizaram uma grande festa para o retorno de Lucas Pinheiro Braathen na Copa do Mundo de Solden em outubro do ano passado. Lá o atleta ficou em quarto lugar em seu retorno triunfal. Desde então, o Fan Clube Lucas Brazil está sempre nas Copas do Mundo, com gente de todos os países, incluindo brasileiros que moram no exterior e começaram a frequentar os eventos para torcer para Lucas.
Festa na arquibancada
As etapas de Copa do Mundo de esqui alpino recebem dezenas de milhares de pessoas. E apesar da disputa intensa na neve entre os atletas, o clima na arquibancada é amistoso, com os apoiadores de vários atletas torcendo para todos, como explica Darka.
E é realmente uma festa na arquibancada, com direito a comida e música, com as pessoas compartilhando comidas de países diferentes: “Nós pensamos primeiro em fazer pão de queijo, mas uma brasileira que ia com a gente falou que ia ser difícil porque era melhor comer ele fresco. Então ela sugeriu brigadeiro. Ela fez 350 brigadeiros e eu coloquei bandeirinhas do Brasil em cima e saímos distribuindo na arquibancada na Áustria.” E para esquentar no frio das montanhas da Europa, alguns brasileiros que foram com o Fan Club para uma das últimas etapas da Copa do Mundo levou caipirinha para compartilhar na arquibancada. E a bebida fez sucesso com o público.
Reforço na Itália
Na próxima semana, Darka e cia. estarão novamente na arquibancada torcendo por Lucas Pinheiro Braathen, dessa vez no Mundial de Esqui Alpino. E para 2026, o Fan Club Lucas Brasil deve ganhar o reforço dos Chapolins Brasileiros, que já entraram em contato com Darka para pegarem ingressos juntos para as provas do esqui alpino. “Acredito que vamos fazer uma grande festa brasileira na Itália”, finalizou.
Você deve estar logado para postar uma comentário Login