O brasileiro Lucas Koo encerrou sua participação nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude de Gangwon-2024, na Coreia do Sul, com mais um top-10. Desta vez, ele obteve a décima colocação nos 500m da patinação velocidade em pista curta, em prova realizada na madrugada desta segunda-feira (22). Assim, Koo encerra sua participação na competição com dois top-10 e uma semifinal.
- Ana Bolzan: “É um privilégio jogar um campeonato desse em casa”
- Trio brasileiro avança às oitavas do Challenger de Temuco
- Brasileiros garantem vaga na chave principal em El Salvador
- Brasil estreia com vitória no Sul-Centro Americano
- Osasco vence Abel Moda em duelo de técnicos campeões na base
Fechando sua participação em solo sul-coreano, Koo ficou em segundo lugar na bateria classificatória, avançando para as quartas de final. Por lá, também ficou em segundo lugar em sua série e se garantiu na semifinal. Já na semi, o brasileiro ficou em terceiro lugar, com 42s257, a apenas 0s045 de um lugar na final A.
Dessa forma, Lucas Koo teve de disputar a final B, que definiu as colocações do sexto ao décimo lugar. O brasileiro chegou a liderar na primeira parcial da prova, mas sofreu um escorregão e ficou para trás. Assim, terminou em quinto lugar na série e ficou em décimo lugar na classificação geral.
A medalha de ouro nos 500m ficou com o estadunidense Sean Shuai, que marcou 41s498 na final. O chinês Zhang Xinzhe levou a prata, com 41s755, enquanto o húngaro Dominik Major levou o bronze, com 41s969. Destaque para Xinzhe, que obteve medalhas em todas as provas individuais de Gangwon, sendo um ouro e duas pratas.
Já Lucas Koo fecha sua participação em Gangwon-2024 tendo ido à semifinal das três provas disputadas na patinação velocidade em pista curta, nos 500m, 1.000m e 1.500m. Tanto nos 1.000m quando nos 1.500m, o brasileiro foi alvo de decisões polêmicas da arbitragem nas disputas decisivas. Ele terminou em nono lugar nos 1.000m e em 21º lugar nos 1.500m, por conta de uma desclassificação na semifinal.