8 5
Siga o OTD

Esgrima

Dylan Ikuno é top-15 na Copa do Mundo Júnior de Almaty

Brasileiro Dylan Ikuno alcança a fase de oitavas de final e termina na 15ª colocação geral; outros cinco esgrimistas competem pelo mundo

Dylan Ikuno Felipe Bento e Érico Patto Copa do Mundo Júnior de Sabre de Almaty Foto: Divulgação/CBE
(Foto: Divulgação/CBE)

Neste sábado (15) o Brasil entrou em ação com seis esgrimistas ao redor do mundo. O destaque foi o sabrista Dylan Ikuno, que foi top-15 na Copa do Mundo Júnior de Sabre em Almaty, no Cazaquistão. Outros atletas brasileiros também competiram em etapas de Copa do Mundo Júnior no Cazaquistão, Sérvia e França.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Top-15 de Dylan Ikuno

Dylan Ikuno foi o melhor dentre os três representantes do Brasil na competição no Cazaquistão. Ele começou torneio na fase de poules, com três vitórias em seis jogos. O brasileiro iniciou dia com vitória sobre Halit Eren, da Turquia (5 a 3), em seguida dominou o anfitrião Dias Khassen (5 a 0). Porém sofreu revés contra o cazaque Kainazar Nurkatuly (5 a 1) e vendeu caro a vitória para o russo Andrei Ausiankin (5 a 4), além de nova derrota para o usbeque Shannazar Abulov (5 a 3). Por fim, fechou primeira fase com vitória sobre Iliyas Nariman, do Casaquistão (5 a 3).

Com o resultado, Dylan Ikuno avançou ao mata-mata com a 22ª posição. Na primeira rodada, o brasileiro derrotou Shamil Baymuratov do Uzbequistão por 15 a 11. Porém, no jogo das oitavas de final acabou superado pelo cazaque Kanstantsin Haurusik por 15 a 6 e se despediu com a 15ª posição geral. Outros dois brasileiros participaram da etapa de Almaty da Copa do Mundo Júnior. Felipe Bento terminou na 20ª posição, enquanto Erico Patto foi 30º.

Outros brasileiros em Copas do Mundo

Na Sérvia, Elia Pietro Galli foi 31º na Copa do Mundo de Espada de Vrsac. O brasileiro começou dia nas poules, com duas vitórias em seis jogos. Logo de cara, Elia venceu o búlgaro Boris Knov (5 a 1) e Herve Colling de Luxemburgo (5 a 3), porém teve revezes contra Boldizsar Kelemen da Hungria (5 a 4), Julien Kenneth Lim de Hong Kong (5 a 3), Fabio Mastromarino da Itália (5 a 3) e Tom Puchelle da França (5 a 2).

Desse modo, Elia avançou para a fase seguinte com 117ª posição. Porém no primeiro jogo eliminatório, contra o polonês Ireneusz Filek teve disputa acirrada e acabou caindo por 15 a 12. Assim, Elia Pietro Galli terminou a Copa do Mundo com a 31ª colocação geral.

Por fim, Pietra Teixeira e Gabriela Portugal participaram da etapa de Beauvais, na França, da Copa do Mundo Júnior de Espada. Pietra obteve uma vitória na fase de poules, enquanto Gabriela sofreu seis reveses na primeira fase. Assim, as brasileiras não avançaram a fase seguinte e terminaram com a 116ª e 128ª posições, respectivamente.

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 a distância e Paris-2024 in loco pelo Olimpíada Todo Dia; hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Esgrima