8 5
Siga o OTD

Esgrima

Maria Carolina Guimarães avança à chave principal em Barcelona

Maria Carolina Guimarães conquista vaga na chave principal da Copa do Mundo de Espada de Barcelona, sendo a única brasileira a avançar

Foto: FIE Bizzi Team

Nesta sexta-feira (7), Maria Carolina Guimarães garantiu vaga na chave principal da Copa do Mundo de Espada em Barcelona. Outras três brasileiras participaram, mas não conseguiram se classificar entre as 64 melhores.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Maria Carolina Guimarães começou o dia com cinco vitórias em seis jogos na fase de poules. Ela venceu a estoniana Katrina Lehis por 4 a 3, a estadunidense Tanishka Padhye por 5 a 4, a espanhola Alejandra Cisneros por 5 a 3 e a venezuelana Camila Chacon por 5 a 3. A única derrota na primeira fase ocorreu contra a canadense Emma Ning, por 5 a 3. Com isso, Maria Carolina avançou para o mata-mata na 46ª posição geral.

Após bye na primeira rodada, a brasileira reencontrou Emma Ning no seu primeiro jogo eliminatório. Mas com revanche, a Maria Carolina venceu por 15 a 10, seguindo para os 128 avos. Lá, encontrou a japonesa Baba Haruna, superando a adversária por 15 a 13 e se garantindo entre as no quadro principal da competição. Maria Carolina Guimarães volta à pista neste sábado (8), às 6h20 (horário de Brasília).

Victoria Vizeu fica a uma vitória do quadro principal

Outra atleta que chegou muito perto de garantir vaga entre as 64 melhores da etapa foi Victoria Vizeu. A atleta conquistou quatro vitórias em seis jogos nas poules. Ela venceu a estadunidense Sedna Gandhi por 5 a 4, a grega Nefeli Rodopoulou por 5 a 2, a holandesa Cheryl de Jong por 5 a 1 e a lituana Anna Vergnes por 5 a 2. As derrotas ocorreram para a francesa Lydiane Hersant por 4 a 3 e a ucraniana Anna Maksymenko por 5 a 3. Com isso, Victoria seguiu para a próxima fase na 56ª posição.

A brasileira recebeu bye no primeiro jogo e, em seguida, venceu a britânica Danielle Lawson por 15 a 10. No entanto, ela acabou sendo superada pela polonesa Kinga Zgryzniak por um ponto, com o placar final de 10 a 9. Assim, Victoria Vizeu concluiu o torneio individual na 72ª colocação geral. Outras duas brasileiras participaram da Copa do Mundo de Espada de Barcelona: Marcela Silva e Pietra Teixeira. Marcela conquistou apenas uma vitória nas poules, terminando em 241ª posição, enquanto Pietra terminou na 280ª colocação, sem vencer.

Bia Bulcão cai em Turim

Em primeira competição de 2025, Ana Beatriz Bulcão sofreu revés no primeiro jogo eliminatório do Grand Prix de Turim. A brasileira teve dois triunfos entre as seis disputas de poules. Bia venceu por 5 a 0 Lorena Wong, de Hong Kong, e 5 a 1 contra a Larissa Pensa de Moldávia. Por outro lado, foi derrotada por 5 a 1 contra a francesa Matilde Chaullet, 5 a 3 da austríaca Freya Cenker e da húngara Kondricz Kata por 5 a 2. Bia foi a 127ª após a primeira fase.

Porém, na rodada de 128 avos, Bia Bulcão acabou superada pela francesa Emmie Nayl por 15 a 9 e foi eliminada. Outra participante do Grand Prix de Turim foi Livia Burberry, porém sem vitórias na fase de grupos, a brasileira não avançou ao mata-mata da competição.

Graduanda em Jornalismo pela PUC-SP e apaixonada pelo universo esportivo e por Ginástica Rítmica.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Esgrima