O dia final da Vuelta Junior a la Ribera del Duero foi especialmente duro para o brasileiro Lucas Emanuel. O ciclista da Alimco-Campagnolo sofreu para transpor duas montanhas de categoria 2 e o acúmulo de fadiga dos dias anteriores. Assim, concluiu a etapa deste domingo (27) na 90ª colocação e terminou em 78º na classificação geral da competição.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Antes de mais nada é preciso recordar que é uma prova nível Júnior e que Lucas tem apenas 18 anos. Então, o esforço para uma quarta etapa em três dias serve de aprendizado e ganho de experiência para as próximas competições. A etapa decisiva teve o relevo mais difícil, com uma altimetria acumulada de 1172 metros de largada e chegada em Aranda de Duero e um trajeto de 117,7 km.
- Diego Gobbi e Laura Silva campeões brasileiros de 2024
- Arthur Pereira crava oito gols e vence pela Liga Espanhola
- Orlando Luz entra no top 70 após título em Montevidéu
- Cinco brasileiros avançam nos qualis do Challenger de São Paulo
- Rebeca Andrade fará presença nos Jogos da Juventude
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Desse modo, Lucas cruzou a linha de chegada como o tempo de 3h16min38s. O brasileiro terminou 22min33s atrás do vencedor, Jakob Andreas Svaleng Jakobsen (Glamdal SK Junior). Não foi uma chegada espaçada, já que 25 outros ciclistas tiveram o mesmo tempo registrado de 2h54min05s de Jakob. Entre estes, Sente Sentjens (ACROG-Tormans), que foi o campeão geral da Vuelta.
O belga superou Markel Beloki (MMR Cycling Academy), que liderou a prova nos outros dias, por causa do bônus de tempo. Sentjens ficou com um tempo acumulado de 7h36min14s, três segundos a menos que o espanhol. Alvaro Garcia (Valverde Team/ Ricardo Fuentes) fechou o pódio com 13 segundos a mais que o belga. Por fim, Lucas desceu 14 colocações na geral, com a classificação final em 78º e 32min23s a mais de tempo.
158 atletas começaram a prova e 113 concluíram. Lucas ainda foi 12º nas metas de montanha e 9º nas metas de sprint.