Siga o OTD

Ciclismo Estrada

Lucas Emanuel está em 64º na Vuelta Junior a la Ribera del Duero

Na sétima edição da prova espanhola de três dias, Lucas Emanuel está me mantendo na metade de cima da classificação desde o primeiro estágio

Na imagem, Lucas Emanuel pedalando.
Lucas Emanuel pedalando. Foto: Instagram/ @lucas_ebds

Caso não conheça, Lucas Emanuel dos Santos é uma jovem promessa do ciclismo de estrada brasileiro de 18 anos. Ele vem de Joinville (SC), faz parte da equipe espanhola Alimco-Campagnolo e já compete em provas na Europa. Além disso, foi terceiro lugar no Campeonato Brasileiro júnior de contrarrelógio. Nesta semana, entre sexta-feira (25) e domingo (27), o ciclista está em ação na Vuelta Junior a la Ribera del Duero, na Espanha.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Em resumo, depois da primeira etapa, neste sábado teve a prova de contrarrelógio por equipes, seguida de uma etapa mais curta. Assim, Lucas ocupa a 64ª colocação na classificação geral, entre 138 atletas que permanecem na prova. 20 já abandonaram ou terminaram fora do tempo.

As etapas

Primeiramente, a etapa que abriu a competição foi de 114,6 km entre Tiermes e Clunia Sulpicia. Dessa forma, Lucas completou na 54ª colocação, com o tempo de 2h52min41s. O brasileiro concluiu com 2min48s de desvantagem para o vencedor, o espanhol Markel Beloki (MMR Cycling Academy).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No segundo dia houve um contrarrelógio por equipes de 17,6 km entre Bodegas Legaris e Pedrosa de Duero. Como o nome diz, a equipe corre junto e o tempo contabilizado são dos três primeiros ciclistas que cruzaram a meta. Portanto, a Alimco-Campagnolo fechou na 20ª colocação entre 27 times, no tempo de 24min24s. A marca foi 2min20 a mais que a belga ACROG-Tormans. Além disso, Lucas ganhou três posições na classificação geral, com 4min41s atrás do espanhol que manteve a liderança.

No entanto, na terceira etapa, que teve os mesmos pontos de origem e chegada da prova anterior, com 67,8 km de distância, Lucas sentiu as pernas um pouco mais. Terminou na 81ª colocação, com 1h34min54s. Esse tempo foi 5min19s a mais que o ciclista francês Hugo Tapiz (La Pomme Marseille), que foi o vitorioso da etapa.

Por fim, na geral Lucas está 9min44s atrás de Markel Beloki que permanece líder, seis segundos à frente de seu concorrente mais próximo. Como competições secundárias extras, o brasileiro está em sétimo dos ciclistas que pontuaram nas metas de montanha e sexto nas metas de sprints.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Ciclismo Estrada