8 5
Siga o OTD

Blog da Lyanne Kosaka

Como foi o circuito mundial da WTT em Janeiro-2024

Star Contender Goa-2024: Felix Lebrun (FRA) venceu Hugo Calderano na decisão (foto: WTT)

Star Contender Goa-2024: Felix Lebrun (FRA) venceu Hugo Calderano na decisão (foto: WTT)

Com vários torneios da WTT neste mês de Janeiro, ou seja, com o Finals Men Doha-2023, dois Star Contender e um Contender, pudemos acompanhar o início da temporada de alguns dos principais mesa-tenistas do circuito – cujo principal objetivo deverá ser os Jogos Olímpicos em Paris-2024. Segue um breve resumo:

WTT Finals-2023 e Star Contender Doha-2024

Wang Chuqin foi o grande campeão tanto no WTT Finals Men Doha-2023 quanto no torneio seguinte, isto é, o Star Contender Doha-2024. No Finals, Wang venceu na decisão o líder do ranking Fan Zhengdong por 4 sets a 0, e no Star Contender, superou na final o jovem Lin Shidong por 4 a 2. Este último foi o algoz dos compatriotas Fan Zhengdong nas quartas e de Liang Jingkun na semifinal.

Com estes resultados, Wang (atual vice-líder na classificação) se aproximou de Fan Zhendong no ranking e se coloca como forte candidato a uma das 2 vagas da China na chave de simples em Paris-2024. É que somente dois mesa-tenistas por país podem disputar o evento individual.

Sun Yingsha segue brilhando

No feminino, quem brilhou no Star Contender Doha-2024 foi Sun Yingsha, ou seja, a líder do ranking mundial. “Shasha”, que vinha da conquista do WTT Finals Women Nagoya-2023 em dezembro, superou Chen Meng (3ª do ranking) por 4 a 1 na decisão no Catar. Se fosse hoje a definição dos atletas chineses para a disputa da chave de simples em Paris-2024, Sun Yingsha seria nome quase certo. E para a segunda vaga, a briga ficaria entre as próximas na classificação mundial, isto é, Wang Yidi (vice-líder do ranking), Chen Meng e Wang Manyu (4ª do ranking).

WTT Contender Doha-2024

Neste torneio grande surpresa foi a conquista de Timo Boll, que entrou na competição como wildcard. É que em 2023, devido a lesões, Boll se viu fora do Top 100 pela primeira vez em muitos anos. Mas com a brilhante campanha no Catar e a vitória na final por 4-3 sobre o japonês Tomokazu Harimoto, Boll já voltou a figurar entre os 50 do mundo.

Entre as mulheres, destaque para a sul-coreana Jeon Jihee, campeã de simples e nas duplas ao lado da compatriota Shin Yubin.

Duplas mistas

Já nas duplas mistas, Sun Yingsha e Wang Chuqin foram os campeões no Contender Doha-2024. Vale ressaltar que eles lideram o ranking e são bicampeões mundiais. Ou seja, são favoritos ao ouro olímpico nesta disciplina – que foi incluída no programa olímpico em Tóquio-2020.

WTT Star Contender Goa-2024

Na Índia, o campeão foi o francês Felix Lebrun, de apenas 17 anos. Na final, ele superou Hugo Calderano de virada, por 4 sets a 2. (Eles já haviam se enfrentado nas quartas de final do WTT Contender Antália-2023, com vitória do francês por 3 a 0). Com o resultado em Goa-2024, Lebrun sobe duas posições no ranking, do 8º para o 6º lugar. Já Calderano permanece no 7º lugar na classificação mundial.

Tendo surpreendido o mundo do tênis de mesa ao entrar no Top 10 em 2023, Felix Lebrun vem se firmando como o expoente europeu da nova geração, isto é, superando Alexis Lebrun (seu irmão mais velho) e o sueco Truls Moregard (vice-campeão mundial em 2021).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No feminino, a campeã do WTT Star Contender Goa-2024 foi a taiwanesa Cheng I-Ching. Na decisão, ela venceu por 4 a 0 a alemã Nina Mittelham – campeã do WTT Contender Lima-2022. Foi o primeiro título de WTT Star Contender para Cheng I-Ching, que em Goa-2023 havia sido vice-campeã (foi superada na decisão pela chinesa Wang Yidi).

Copa Latina

E ainda em Janeiro, destaque para o título de Bruna Takahashi na Copa Pan-Americana, realizada nos Estados Unidos. Na final feminina de simples, ela venceu a estadunidense Amy Wang – para quem havia perdido na decisão do Campeonato Pan-Americano em Cuba, no ano passado. Assim, Bruna garantiu a vaga para a Copa do Mundo, programada para o mês de Abril em Macau, China. E de quebra, ficou mais perto do Top 20 mundial.

Mais em Blog da Lyanne Kosaka