A Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS) e a MLB, principal liga de beisebol do mundo, anunciaram um novo programa anual de treinamento para 50 atletas de elite, com idades entre 13 e 18 anos. Os jogadores passarão a viver e treinar no centro de desenvolvimento da CBBS em Ibiúna, interior de São Paulo, onde terão acesso a uma infraestrutura de ponta e acompanhamento especializado.
+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
O projeto oferecerá treinamento técnico de alto nível, tecnologia esportiva avançada e visibilidade para olheiros da MLB. Além disso, os jovens contarão com educação escolar gratuita, hospedagem e alimentação, garantindo uma formação completa dentro e fora dos campos. A parceria tem como principal objetivo fortalecer o desenvolvimento do beisebol no Brasil, tanto na base quanto no alto rendimento, além de preparar a Seleção Brasileira para as grandes competições da modalidade, como o World Baseball Classic (WBC), que tem o peso de um campeonato mundial, e as Olimpíadas.
A primeira turma do programa reúne jovens talentos de diversas partes do país, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul e Pernambuco. Paralelamente, a CBBS e a MLB seguirão investindo na expansão e fortalecimento das categorias de base em nível nacional, aumentando as oportunidades para novos jogadores.
José Thiago Caldeira, presidente da CBBS, celebrou a iniciativa e destacou a importância da estrutura oferecida:
“Queremos proporcionar aos jovens talentos do beisebol brasileiro a oportunidade de realizar seus sonhos, seja ingressando em universidades ou atuando no beisebol profissional. Além disso, esse projeto será fundamental para a formação da próxima geração da Seleção Brasileira, garantindo um futuro mais competitivo para o nosso país.”
O ex-arremessador André Rienzo, primeiro brasileiro a vencer um jogo como titular na MLB, será um dos responsáveis pelo desenvolvimento técnico dos jogadores e pela implementação de novas tecnologias nos treinamentos.
Beisebol brasileiro no mundo
Desde o ano 2000, 66 jogadores brasileiros assinaram contratos profissionais, seis chegaram à MLB e, atualmente, 10 atletas estão nas ligas menores. Desses, três atuam no nível Triple-A, a última etapa antes das grandes ligas. São eles:
Pedro Da Costa Lemos (Seattle Mariners)
Eric Pardinho (Toronto Blue Jays)
Thyago Vieira (Arizona Diamondbacks)
Próximos compromissos
A Seleção Brasileira agora tem o foco todo no mês de março, quando disputará o Qualificatório do World Baseball Classic, em Tucson, Arizona, tentando retornar ao torneio principal pela primeira vez desde 2013.
Você deve estar logado para postar uma comentário Login