Na próxima quinta-feira (5), a FIBA irá realizar o sorteio dos grupos do Pré-Olímpico de basquete feminino. A competição acontece em fevereiro do ano que vem, com Belém sediando a chave do Brasil. Outras três seleções internacionais virão para a capital do Pará em busca da classificação para Paris-2024.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Ao todo, 16 países disputam o Pré-Olímpico de basquete feminino. Entre eles estão França (anfitriãs) e Estados Unidos (atuais campeãs mundiais) que já estão garantidas na Olimpíada. Assim, as outras 14 equipes brigam pelas 10 vagas restante nos Jogos Olímpicos. Nos grupos com França e Estados Unidos, apenas outros dois países irão se classificar, enquanto três avançarão para Paris-2024 nas demais chaves.
+ Brasileiras encaminham vaga olímpica na ginástica artística
+ Luisa Stefani/Ingrid Martins vence no WTA 1000 de Beijing
+ Brasil é vice-campeão do Sul-Americano Sub-17 de vôlei feminino
+ Equipe feminina do Brasil leva ouro no florete no Sul-Americano de esgrima
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
As concorrentes
As 16 equipes que disputarão o Pré-Olímpico se classificaram através de torneios continentais. O Brasil, por exemplo, se garantiu no torneio ao levar o título da Americup Feminina deste ano. As outras duas vagas das Américas virão de um quadrangular a ser disputado em novembro entre Canadá, Porto Rico, Venezuela e Colômbia. Já os Estados Unidos entraram como campeãs do mundo.
Pela Europa, se classificaram as seis primeiras colocadas do Eurobasket 2023: Bélgica, Espanha, França, Hungria, Sérvia e Alemanha. No Campeonato Africano, Nigéria e Senegal ficaram em primeiro e em segundo lugar, respectivamente, para carimbarem a vaga no Pré-Olímpico. Por fim, as representantes da Ásia serão China, Japão, Austrália e Nova Zelândia.