8 5
Siga o OTD

Badminton

Brasil despacha México e está na semifinal da Copa Pan-Americana

Com vitória sobre o México, por 3 a 0, o Brasil está na semifinal e encara os Estados Unidos na Copa Pan-Americana de Badminton por Equipes

Davi Silva Brasil Copa Pan-Americana Badminton Equipes
Davi Silva venceu os dois jogos que fez nas quartas de final contra o México (Foto: Rodrigo Navarro/BPAC)

O selecionado do Brasil está na semifinal da Copa Pan-Americana de Badminton por Equipes de 2025. Nesta sexta-feira (14), após vencer o Peru no último duelo pelo Grupo C e se classificar em primeiro da chave, a seleção brasileira enfrentou a mexicana nas quartas de final da competição e despachou o rival com 100% de aproveitamento nos confrontos. Davi Silva entrou em quadras duas vezes e venceu ambas, a primeira ao lado de Sania Lima, nas duplas mistas, e a segunda na companhia de Fabricio Farias, nas parcerias masculinas. Além deles, Jonathan Matias ganhou o duelo pelo simples masculino.

Na semifinal, o time comandado pelo técnico Marco Vasconcelos enfrenta os Estados Unidos, neste sábado (15), às 13h (horário de Brasília). Em 2023, o Brasil chegou à semifinal e acabou superado pelo selecionado estadunidense, por 3 a 1. A vitória da seleção brasileira foi na simples masculina, com Jonathan Matias. Na disputa do bronze, Fabricio Farias e Jaqueline Lima fizeram 1 a 0 contra o México. A equipe mexicana virou para 2 a 1, mas Juliana Viana empatou (2 a 2) e Samia Lima e Sânia Lima fecharam em 3 a 2. Na final, o Canadá venceu os Estados Unidos e ficou com ouro.

Davi Silva com duas vitórias

O Brasil continua invicto na Copa Pan-Americana de Badminton por Equipes. Os comandados do técnico Marco Vasconcelos tiveram dois adversários nesta sexta e ganharam ambos. No segundo deles, o time verde-amarelo disputou com o México uma vaga na semifinal para enfrentar os Estados Unidos neste sábado (15), às 13h (horário de Brasília). O primeiro dos encontros foi nas duplas mistas. Davi Silva e Sania Lima encararam Job Castillo e Miriam Perez e ganharam em games diretos, parciais de 21/12 e 21/11.

O primeiro set começou equilibrado, mas com os brasileiros na frente abrindo 3 a 1. Porém, os rivais cresceram e não só igualaram (3 a 3), como viraram o duelo e chegaram a fazer 7 a 4. Porém, Davi Silva e Sania Lima reagiram e, depois de empatarem em 7 a 7, tomaram conta da parcial e dominaram as ações. Os dois chegaram a anotar sete pontos seguidos e fecharam em 21/12. No segundo game, as duplas ficaram iguais até 5 a 5. Após isso, os brasileiros deslancharam e finalizaram em 21/11.

Mais adiante, Davi Silva retornou à quadra. Após ganhar ao lado de Sani Lima, ele formou parceria com Fabricio Farias. Os dois dominaram os oponentes Job Castillo e Juan Torres e ganharam por 2 a 0, com duplo 21/12. Os brasileiros iniciaram liderando e em alguns momentos ficaram em igualdade com os rivais, porém, não foram ultrapassados em nenhum instante no set inaugural. Os atletas do Brasil ganhavam por 12 a 11 quando cresceram e dispararam: 21/12. No segundo, após o 8 a 8, Davi Lima e Fabricio Farias anotaram seis seguidos: 14 a 8. Daí em diante só administraram e fecharam em 21/12.

Jonathan Matias pontua para o Brasil

A segunda partida do confronto entre Brasil e México pelas quartas de final da Copa Pan-Americana foi no simples masculino. Jonathan Matias se impôs e dominou o mexicano Nestor Gómez. O brasileiro foi soberano em quadra e marcou 2 sets a 0, parciais de 21/9 e 21/8. Jonathan iniciou em vantagem e não cedeu empate em momento algum. A diferença entre eles foi tamanha, que o brasileiro chegou a anotar dez pontos seguidos: 21/9. A história se repetiu no segundo game e ele fechou fácil em 21/8.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Embalado e motivado, Jonathan Matias logo abriu 3 a 0 para o Brasil no segundo game. Em seguida, o brasileiro fez 4 a 2. Foi neste momento que ele construiu ampla dianteira anotando cinco pontos seguidos e chegando a 9 a 2. Nestor Gómez pontuou (9 a 3), mas na sequência o atleta comandado pelo técnico Marco Vasconcelos marcou mais cinco consecutivos: 14 a 3. Dominante em quadra, Jonathan Matias seguiu no controle e finalizou em 21/8.

Vitória contra o Peru na fase de grupos

O segundo dia da Copa Pan-Americana por Equipes em Aguascalientes teve vitória do Brasil por 4 a 1 diante do Peru, terminando a fase de grupos invicto. Os primeiros a entrarem em quadra foram Fabrício Farias e Jaqueline Lima pelas duplas mistas. A parceria superou José Guevara e Namie Miyahira por 2 sets a 0. Os brasileiros conseguiram forçar erros adversários e com bons ataques fizeram parciais de 21/11 e 21/12. Em seguida foi a vez de Jonathan Matias encarar Adriano Viale. O peruano conseguiu imprimir bom jogo no início, mas Jonathan não deixou o marcador abrir larga vantagem.

Mesmo assim, Viale conseguiu controlar melhor o primeiro set e fechou com 21 a 15. Mas o segundo game foi de melhora significativa de Jonathan que, apesar de começar na desvantagem, se recuperou e abriu quatro pontos. Desse modo, conseguiu administrar o restante do set e fechar com os mesmos 21 a 15. No desempate, o brasileiro conseguiu abrir vantagem no início do game, mas Viale alcançou. Porém, com mais eficiência no ataque e erros do peruano, Jonathan Matias fechou o jogo em 21 a 14 e abrindo 2 a 0 no marcador para o Brasil.

Depois, foi a vez de Juliana Viana, que também teve duelo acirrado contra Inês Lucia Castillo. O jogo foi equilibrado no início, com as jogadoras até abrindo pontos na liderança, mas sem conseguir manter. Com a disputa equilibrada até o final do set, Juliana levou a melhor por 21 a 18 após erro de Castillo. O segundo set foi de mais eficiência da peruana, que abriu três pontos de vantagem e conseguiu sustentar ao longo do game, fechando parcial em 21 a 12. No terceiro set, mesmo com equilíbrio até o 15º ponto, Castillo conseguiu pontos em sequência, fechando em 21 a 16 e diminuindo o placar geral para o Peru.

Seleção fecha duelo com Peru nas duplas

Fabrício Farias voltou para a quadra, dessa vez ao lado de Davi Silva para o jogo de duplas masculinas. O time enfrentou Diego Subauste e Adriano Viale e manteve dominância desde o início da partida. A sincronia de Fabrício e Davi foi fundamental para garantirem o terceiro ponto brasileiro após vitória tranquila por 2 a 0, com parciais de 21 a 13 e 21 a 11.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Por fim, Jaqueline Lima e Samia Lima fecharam o dia do Brasil diante da dupla Naomi Junco Vasquez e Rafaela Munar. Sem sustos, as brasileiras se sobressaíram sobre as adversárias no início da partida, quando aproveitaram e pontuaram consecutivamente. Depois, bastou controlar os ataques para fechar game em 21 a 13. Em seguida, ainda mais confiantes, as brasileiras dominaram o segundo set do início ao fim e venceram por 21 a 9, fechando vitória do Brasil por 4 a 1.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Badminton