Ketiley Batista se destacou na segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Provas Similares ao Indoor (categoria D), em Bragança Paulista, SP, ao estabelecer o novo recorde brasileiro nos 60m com barreiras. A atleta, de Pindamonhangaba, conquistou o ouro com 8.00 (1.0 m/s), superando a marca anterior de Micaela Rosa de Mello, que era 8.02, alcançada em 17 de janeiro, em Spokane, Estados Unidos. No masculino, Eduardo de Deus confirmou o favoritismo.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Ketiley Batista estabeleceu um novo recorde brasileiro nos 60m com barreiras indoor, cravando 8.00s. Vitória Sena Batista Alves (Praia Clube-Exército-Futel-MG) ficou em segundo lugar, com 8.19, seguida por Adelly Oliveira Brito (também do Praia), que marcou 8.27. Com as novas regras da World Athletics, as competições indoor em pista passaram a ser chamadas de “short track”. Para efeito de recordes nos 60 metros com barreiras, não importa se a prova ocorre em pista indoor ou ao ar livre. Isso se aplica desde que o vento esteja dentro dos limites permitidos.
“Eu já tinha a expectativa de uma boa marca. Apesar dos poucos treinos específicos feitos até agora eu estava bem. Mas só fiz três treinos específicos e fiquei surpresa, mas bem feliz com os 8 segundos cravados”, disse Ketiley Batista, que baixou em 9 décimos sua melhor marca anterior, de 8.09. “Vou ao Sul-Americano Indoor, mas o meu objetivo principal no ano nem é o Mundial Indoor e sim buscar o índice ou somar pontos para o Campeonato Mundial de Tóquio (ao ar livre, em setembro)”, completou a atleta que treina com Luiz Gustavo Consolino.
O barreirista Eduardo de Deus (Praia Clube-Exército-Futel-MG) confirmou o favoritismo nos 60 m com barreiras ao conquistar o ouro com 7.68. Gabriel Constantino (EC Pinheiros) ficou com a segunda colocação (7.69) e Thiago Resende Ornelas dos Santos (AETA – Atletismo Taubaté) ficou em terceiro (7.74).
Campeões dos 60 metros rasos
Ana Carolina de Jesus Azevedo (EC Pinheiros-SP) e Thiago Prata Gobatti (Associação Ferroviária de Esportes-SP) conquistaram o título nos 60 metros rasos, a prova mais rápida do Campeonato Brasileiro de Provas Similares ao Indoor (categoria D).
A atleta olímpica Ana Azevedo ficou muito perto do índice para o Mundial Indoor de Nanjing, China (7.15), que será realizado em março, e do recorde brasileiro (7.14). “Eu gostei da prova, meu primeiro 60 metros do ano. E foi o meu PB (personal best). Sei que posso melhorar, ajeitar algumas coisas fazendo o índice e o recorde”, disse Ana, que quer ir ao Sul-Americano Indoor de Cochabamba, Bolívia, dias 22 e 23 de fevereiro e também ao Mundial Indoor, em março – vai buscar qualificação. “Vamos brigar por todas as competições”, comentou.
A atleta também já está pensando nos índices dos 100 m e 200 m para o Mundial de Atletismo de Tóquio, Japão, ao ar livre, em setembro. “Eu vou estar na corrida de pontos pelo Ranking, mas claro que a gente sempre quer o índice.” Ana treina com Katsuhico Nakaya
No masculino, Thiago Gobatti surpreendeu diante de adversários favoritos e venceu com 6.60 (1.7). Explicou que por causa de uma lesão estava treinando, desde novembro, para os 60 m. “Fiz uma preparação específica para essa prova e deu certo. Eu tinha de treinar num volume mais baixo. Sabia que os meninos do SESI estão num período de base e resolvi aproveitar isso, não esperava um resultado tão cedo”, comentou Gobatti
William Venâncio obteve sua melhor marca pessoal, 20,63 m, e conquistou a medalha de ouro no arremesso de peso. Welington Silva Morais (EC Pinheiros-SP), do Maranhão, não igualou sua marca de estreia na temporada (20,64 m) e ficou em segundo lugar com 20,03 m. Thiago Nogueira Alves (ADC São Bernardo-SP) completou o pódio em terceiro, com 17,25 m.
O Brasileiro de Provas Similares ao Indoor (categoria D) abre o calendário de 2025 e vale índice e pontos para o Ranking mundial.
*Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)
Você deve estar logado para postar uma comentário Login