Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Cátia Oliveira e Joyce Oliveira são prata em Aberto Paralímpico

Cátia faturou o segundo lugar das classes 1-2 femininas, enquanto Joyce terminou com a segunda melhor campanha na chave única da classe 3

Joyce Oliveira, Cátia Oliveira, Aberto Paralímpico
Número 8 do mundo na Classe 3, Joyce Oliveira obteve a prata com três vitórias em quatro jogos. Foto: Dhavid Normando/FVimagem/CBTM

Brasil no pódio! Nesta sexta-feira (21), aconteceu a disputa do segundo dia do Aberto Paralímpico Fa20 da República Tcheca, em Ostrava. O país contou com a presença de duas brasileiras no torneio, e saiu com uma medalha de prata. Cátia Oliveira foi vice-campeã do simples da classe 1-2 (unificada), enquanto Joyce de Oliveira ficou com o vice na classe 3. Mais tarde, elas voltaram à mesa juntas, e encaminharam mais uma medalha, resta saber qual.

Disputas de ontem

O Aberto Paralímpico Fa20 da República Tcheca começou na quinta-feira (20). Por lá, Cátia Oliveira venceu suas duas partidas no Grupo 2, contra a eslovaca Eva Matovcikova (3-0)e diante da alemã Jana Margarete (3-2). Assim, a brasileira ficou no primeiro lugar de seu grupo e avançou à fase mata-mata.

Por outro lado, Joyce de Oliveira, número oito do ranking mundial da classe 3, entrou em ação ontem, e teve três vitórias em quatro jogos. Primeiro superou a croata Marija Martinovic por 3 a 0, com parciais de 11/3, 11/3 e 11/2. Na sequência, triunfou sobre a eslovaca Alena Kanova – medalhista de bronze – em sets diretos, com um triplo 11/7. 

Depois venceu a egípcia Fawzia Elshamy por 3 sets a 0, com parciais de 11/4, 11/4 e 11/6. O revés foi para a campeã, a sul-coreana Jiyu Yoon, no último jogo, em sets diretos e parciais de 11/5, 11/9 e 11/4. Os resultados garantiram o pódio, mas foi necessário esperar mais dois confrontos nesta sexta-feira.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Três medalhas pro Brasil

Após o ótimo começo, Cátia Oliveira e Joyce de Oliveira confirmaram suas medalhas nas disputas de hoje. Número quatro do ranking mundial da classe 2, Cátia começou o dia vencendo a sérvia Zeljana Ristic na semifinal, em sets diretos, com parciais de 11/6, 11/1 e 11/3. Na decisão, encarou a sul-coreana Su Yeon Seo, para quem vendeu caro o ouro em cinco disputados sets. Ao final, a asiática triunfou sobre a brasileira por 11/3, 15/17, 7/11, 11/3 e 11/9.

Cátia começou o dia vencendo a sérvia Zeljana Ristic na semifinal, em sets diretos, com parciais de 11/6, 11/1 e 11/3. Na decisão, encarou a sul-coreana Su Yeon Seo, para quem vendeu caro o ouro em cinco disputados sets. Ao final, a asiática triunfou sobre a atual número quatro do ranking mundial da classe 2 por 11/3, 15/17, 7/11, 11/3 e 11/9. Por outro lado, Joyce nem precisou entrar em ação para medalhar. Com a vitória da sul-coreana Jiyu Yoon sobre a eslovaca Alena Kanova, ela garantiu a segunda melhor campanha do grupo, ficando com a prata.

Nas duplas, Cátia e Joyce disputam a classe WD5. No primeiro jogo válido pelo grupo único, precisam de apenas três para passar pelas egípcias Fawzia Elshamy e Ola Soliman, com parciais de 11/1, 11/4 e 11/1. No segundo jogo, triunfo sobre as eslovacas Alena Kanova e Eva Matovcikova, também por 3 a 0 e parciais de 11/4, 11/5 e 11/2. Dessa forma, elas asseguraram, pelo menos, mais uma prata.

Por fim, garantidas para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, as brasileiras voltam à ação neste sábado (22), novamente em duplas. Jogam pela medalha de ouro do Aberto Paralímpico contra as sul-coreanas Jiyu Yoon e Su Yeon Seo a partir das 10h30 local, 5h30 no horário de Brasília.

Paulista de 25 anos. Graduando em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Paralimpíada Todo Dia